Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Linhas do Metrô de São Paulo terão CBTC em 2012



A Alstom deve finalizar em março de 2012 a implantação do CBTC (Communication-Based Train Control) na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. O sistema já está sendo testado em um trecho da linha, entre as estações Vila Prudente e Sacomã.


A previsão é que a implantação do CBTC nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha esteja concluída no segundo semestre de 2012. Primeiro deve ser entregue a Linha 1 e depois o da Linha 3. Segundo o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo, Laércio Mauro Santoro Biazotti, estão sendo investidos cerca de R$ 700 milhões na implantação do CBTC nas três linhas de São Paulo.


Atualmente, o Metrô utiliza o ATO (Automatic Train Operation) e com o CBTC reduzirá o intervalo entre trens e deve aumentar segurança na operação das linhas. “Vamos ter 20% de aumento de oferta e headway (intervalo entre trens) na mesma proporção”, explica Biazotti.


Questionado sobre a redução da superlotação das linhas com a implantação do sistema, o diretor do Metrô de São Paulo disse que “só vai ser reduzida com as novas linhas”.  O Metrô de São Paulo tem duas linhas de monotrilho em andamento (extensão da Linha-2 Verde e a Linha 17-Ouro), duas linhas em extensão (4-Amarela e 5-Lilás) e outras linhas em projeto, como a 6-Laranja, 20-Rosa e 18-Bronze.

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