Metrô amplia sistema de recarga de Bilhete Único |
Há cinco anos, o Metrô concede espaços em suas estações para que empresas credenciadas pela SPtrans (São Paulo Transportes) comercializem créditos eletrônicos do Bilhete Único.
De 2006 até meados de agosto deste ano, a atividade de recarga de bilhetes era realizada pela empresa “Planetek” em 70 guichês de vendas, 23 equipamentos de autoatendimento e 243 equipamentos de recarga automática de vales-transporte e consulta de saldos.
Visando promover melhorias na qualidade do serviço, aumentando o número de equipamentos de autoatendimento e ampliando a venda assistida em guichê, em 23 de agosto de 2011, o Metrô estendeu o modelo de recargas para as 64 estações do sistema por meio das empresas “Rede Ponto Certo”, “Prodata”, “Serviços Digitais” e “Perto”.
O processo, em fase de ajustes finais, amplia significativamente o número de equipamentos para a realização do serviço. Agora, todas as estações contam com máquinas de atendimento automático que saltaram de 23 para 182. Os equipamentos de recarga automática de vale-transporte e de consulta de saldos passaram de 243 para 353.
Os postos assistidos de carga e recarga de Bilhete Único em guichê já somam 62 e estão disponíveis em 49 estações. No final do processo de implantação, serão 80 frente aos 70 anteriores.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Diretoria do Metrô estão diretamente envolvidas no processo, acompanhando e adotando as medidas necessárias para solucionar eventuais anormalidades com a maior brevidade possível.
Quanto ao processo licitatório para a instalação de postos de venda assistida nas estações Sé, São Bento, Vergueiro, São Joaquim e Brás, que fazem parte de um lote que não recebeu proposta no primeiro processo, a entrega de propostas está prevista para o dia 19 de outubro.
Balanço atual
Abaixo, quadro com balanço em 05/10/2011 do sistema de recargas do sistema metroviário.