O maquinista comemora seu dia nesta segunda-feira (17/10). A profissão teve origem em 1804, com a invenção da primeira locomotiva a vapor pelo engenheiro inglês Richard Trevithick.
Na CPTM, são cerca de 1.400 profissionais, distribuídos pelas seis linhas, que têm a tarefa de conduzir o trem com segurança e dentro do horário previsto, em cerca de 2.500 viagens todos os dias.
Entre as atribuições da função do maquinista estão o controle de velocidade do trem, a abertura e o fechamento de portas, comunicação com os passageiros e com o CCO, constatação de falhas ou avarias do equipamento, entre outros. Além disso, ele auxilia na realização de testes e manobras e elabora relatórios das viagens realizadas.
Parabéns a esses profissionais que orgulham a CPTM ao contribuírem com o transporte de cerca de 2,5 milhões de usuários diariamente.
História
No Brasil, a profissão chegou em 1854, com a implantação da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis. Batizada de Baronesa, a locomotiva a vapor fez sua primeira viagem num trecho de 14,5 km entre a Baía da Guanabara e a Raiz da Serra, no Rio de Janeiro.
Ao longo dos anos, a profissão acompanhou a evolução do setor ferroviário e, no lugar de alimentar fornos com carvão, os maquinistas precisam conhecer a avançada tecnologia dos trens atuais.