Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

CPTM planeja retomar trem em Santos e SP

O Governo do Estado estuda reativar ou criar uma nova linha de trem de passageiros que ligue Santos à capital paulista. O objetivo é de que em um ano o estudo, que já foi contratado pela CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), já esteja concluído. Segundo a CPTM, já foram abertas as propostas técnicas, de habitação e comercial para verificar a viabilidade do funcionamento da linha.

A empresa não informou de quanto será o investimento nesta fase de estudos, mas afirmou que a ideia é que as obras sejam implantadas por meio de uma PPP (Parceria Público Privada). De acordo com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, ainda não é possível apontar qual será o traçado exato da linha ou se a antiga ferrovia que ligava Santos a Jundiaí será retomada. “É isso que o projeto funcional vai nos apontar, já com toda a necessidade de obtenção de licenças ambientais e a relação custo/benefício da obra".

Para o engenheiro e diretor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unisanta e diretor do Conselho de Engenharia do Estado de São Paulo, Aureo Pasqualeto Figueiredo, tecnicamente, as duas opções são viáveis.

“A ligação São Paulo-Santos é especial em razão do que chamamos de Serra do Mar. Por isso seria preciso um sistema especial de tração. Nas linhas de hoje, que são a Sorocabana e a antiga Santos-Jundiaí, existem estes sistemas. No segundo caso, a inclinação chega a 10%, por isso os trens possuem cremalheiras, que atuam nas engrenagens alavancando as locomotivas, que vencem um trecho de 8 km em 22 minutos. Isto quer dizer que, tecnicamente, não existe problema. Basta que os trens sejam aptos a vencer este trecho e haja vontade política de tornar o projeto viável", disse.

A CPTM afirmou, por meio da assessoria, que não acredita na possibilidade de aproveitamento da antiga linha. Para a companhia, a inclinação da ferrovia acarretaria na perda da agilidade dos trens e, consequentemente, na queda da competitividade para o sucesso da opção de transporte.



http://www.band.com.br


As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog: Diário da CPTM

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm