A partir deste fim de semana, população terá acesso às estações até meia-noite |
No dia 26 de setembro, as recém-inauguradas estações Luz e República passaram a funcionar de segunda a sexta, das 4h40 à 0h, e aos sábados das 4h40 à 1h de domingo.
Com a ampliação do funcionamento, a demanda passou de 260 mil passageiros ao dia para cerca de 500 mil passageiros ao dia até o fim deste ano. A previsão é de que, em 2012, a média de passageiros da Linha 4 seja de 700 mil passageiros por dia.
Atualmente, os passageiros que usam a Linha 4 - Amarela já podem fazer a integração com as linhas 1 - Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2 - Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda), respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República, além de integração com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nas estações Pinheiros e Luz.
Problemas
No começo do mês, todas as estações do ramal amanheceram fechadas. O problema teria sido causado por um erro humano. Segundo o presidente da empresa, Luís Valença, a falha aconteceu durante uma atividade de manutenção programada para o fim da noite do domingo (2).
Logo após a extensão do horário de funcionamento das estações Luz e República, a linha não deu conta de atender à grande quantidade de passageiros. No pico da tarde do dia 26 de setembro de 2011, os túneis de interligação das estações ficaram superlotados. As baldeações entre as plataformas duraram 15 minutos.
As modernas esteiras rolantes - uma das vedetes tecnológicas da nova linha - tiveram de ser desligadas no túnel que liga a estação Consolação, da linha 2-Verde, com a estação Paulista, da linha 4-Amarela. O mesmo ocorreu com as escadas rolantes.
R7
Fotos da Linha 4-Amarela