Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de outubro de 2011

Secretário: “Câmeras inibirão ataques no Metrô”


Após o Metrô News publicar na última sexta-feira, 21, que os casos de ataques libidinosos e as importunações a mulheres são 45% mais numerosos nos vagões do Metrô do que na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, garantiu a segurança no sistema.


Segundo o mandatário da pasta, que entregou com o governador Geraldo Alckmin, na sexta-feira, três novos trens modernizados para o Metrô da Linha-3 (Vermelha), as novas composições serão equipadas com quatro pontos de câmeras, evitando ataques como o sofrido pela estudante de Direito de 21 anos, na semana retrasada. 


A jovem foi atacada, no fim da tarde, enquanto voltava do trabalho, pelo advogado Walter Dias Cordeiro Junior.


“Não há posição que a pessoa permaneça dentro dos trens que a deixe fora do foco das câmeras. São quatro pontos diferentes em cada carro, e isso, com certeza, irá inibir ainda mais os ataques”, disse Fernandes, lembrando que, até 2014, quase cem composições serão modernizadas e terão as câmeras de vigilância.


Mas, apesar da medida de segurança, Fernandes garantiu que o Metrô de São Paulo é um dos mais seguros no mundo. De acordo com o secretário, enquanto o índice de ocorrências policiais no sistema paulista é de 0,9 para cada milhão de passageiros, em outras cidades mais desenvolvidas, como Londres, o número é maior, e pode chegar até a 1,5 ocorrência para cada milhão de usuários.


“Não estamos em  situação tão grande assim. São 53 casos todo neste ano para quase 120 milhões de passageiros transportados. Temos uma delegacia dentro do Metrô, e isso inibe os crimes”, disse.


Neste ano, 53 ocorrências


Segundo a Delegacia do Metropolitano (Delpom), em todo o ano de 2011, enquanto foram registrados 53 casos de ataques libidinosos, importunações de caráter sexual e outros crimes contra mulheres, nos trens da CPTM foram apenas 23 registros no mesmo período.


http://www.metronews.com.br


Confiras as fotos dos trens modernizados do Metrô SP