Em cinco edições, já foram distribuídos cerca de 75 mil livros ao público-alvo da campanha |
Para este ano, estima-se a distribuição de 15.000 unidades devidamente identificadas. Paralelamente à ação haverá interações culturais com a ajuda de parceiros voluntários que também acreditam no poder da leitura e da cultura como peças-chave para o enriquecimento do nosso país.
As publicações são previamente preparadas com o "logo" da iniciativa, instruções sobre a corrente da leitura e o material promocional também doado pelos apoiadores [marcadores de página, informativos sobre leitura, etc.].
O movimento, que ocorre em vários lugares do mundo, tem uma ideia simples e sedutora: deixar livros em locais públicos, como uma catraca ou banco de trem, para que pessoas possam pegá-los e, após concluírem a leitura, passá-los adiante, fazendo o processo se repetir. Com o objetivo de incentivar essa corrente da leitura e inspirar seus usuários a descobrirem o prazer de ler, desde 2006, a CPTM participa do movimento disponibilizando livros nas estações ao alcance dos olhos de quem curte uma boa história.
Ao longo de cinco anos do projeto "Livro Livre", foram distribuídos cerca de 75 mil livros ao público-alvo da campanha, em 32 estações [Autódromo, Palmeiras-Barra Funda, Barueri, Brás, Caieiras, Carapicuíba, Cidade Universitária, Comandante Sampaio, Corinthians-Itaquera, Francisco Morato, Franco da Rocha, Grajaú, Guaianazes, Hebraica-Rebouças, Itaim Paulista, Itapevi, Itaquera, Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano, Júlio Prestes, Jurubatuba, Lapa, Luz, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Pires, Santo Amaro, Santo André, São Miguel Paulista, Tatuapé, USP Leste].
No dia 27, o evento acontecerá das 10h às 15h, nas seguintes estações:
Estação Luz [Saguão Principal]
Estação Brás [Espaço Cultural CPTM]
Estação Barra Funda [próximo ao Posto "Achados e Perdidos"]
Estação Tatuapé [entre os quiosques / próximo às catracas]
Estação Pinheiros [área de exposição]