Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Estações ferroviárias podem ser tombadas


Símbolos da modernidade industrial e marcos fundadores de dezenas de cidades, as estações ferroviárias estão ganhando o reconhecimento e a proteção do patrimônio histórico estadual. Já são 66 protegidas em diversas ferrovias e cidades do Estado de São Paulo.
Entre elas, 24 já foram tombadas, como a da antiga São Paulo Railway em Jundiaí. Outras 44 estão provisoriamente a salvo de modificações enquanto seu valor arquitetônico, histórico e cultural é avaliado.
Na semana passada, o Condephaat, órgão estadual do patrimônio histórico, protegeu com abertura de estudo de tombamento 12 complexos ferroviários.
Entre eles está o de Taubaté, inaugurado em 1876, no auge do ciclo do café. Fazia parte do tronco principal da antiga estrada de ferro Central do Brasil, então única ligação entre Rio e São Paulo.
A ferrovia ainda serve ao transporte de carga. Mas, como o transporte de passageiros foi desativado, a estação ficou sem manutenção. Hoje, apresenta problemas estruturais e de conservação.
A Prefeitura de Taubaté afirma que tenta, desde a década de 1980, transferir a propriedade da estação para o município, ainda quando ela pertencia à RFFSA (antiga Rede Ferroviária Federal).
O patrimônio hoje pertence ao governo federal. A cidade tem um projeto para restaurar o local e criar ali um centro cultural em 2012.
Critérios
Há cerca de mil estações ferroviárias no Estado. Segundo o arquiteto José Antonio Zagato, da UPPH (órgão técnico do patrimônio histórico), há diversos critérios para avaliar se uma estação deve ser protegida, entre eles, a relevância para o desenvolvimento da região, suas características arquitetônicas, o estado de conservação dos edifícios, entre outros itens.
Os tombamentos nem sempre se limitam às estações. Em Vinhedo, por exemplo, foram protegidas, em agosto, além da estação, uma cabine de controle e a vila ferroviária com cinco casas.
O tombamento, no entanto, não garante a preservação. Mas, para o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, “quando uma estação é tombada, ela passa a chamar a atenção, e as prefeituras ficam interessadas em restaurar e transformar as áreas, por exemplo, em centros culturais”.
Fonte: Folha de S. Paulo,

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