Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

8 de maio de 2013

Edital da Linha 6-Laranja do Metrô SP é relançado

Imagem: ilustração
O edital da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi relançado. Desta vez foi a desconfiança de investidores com relação ao retorno financeiro que fez com que o edital fosse adiado. O governo estadual, depois de pedidos das empresas interessadas, cedeu e fez o relançamento do documento.

Entre as novidades do edital está a garantia por desastres naturais como terremoto e queda de meteoros. As novas garantias incluem também a participação do governo nos custos de desapropriações mais caras do que o estimado.  As empresas estavam preocupadas com a questão das desapropriações, que são consideradas um grande risco financeiro, pois moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Segundo o edital o estado será responsável por encomendar um estudo para quantificar o preço das desapropriações para o Tribunal de Justiça e arcará com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.

O orçamento da nova linha é de cerca de R$ 8 bilhões. O projeto é o primeiro do governo paulista feito integralmente por Parceria Público-Privada (PPP) Vila Brasilândia à São Joaquim. A Linha Laranja terá um total de 15 estações distribuídas por 15,3 quilômetros.

A licitação internacional contempla a implantação das obras civis e sistemas, fornecimento do material rodante, operação, conservação manutenção e expansão. A nova data da sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes é 30 de julho, às 14h.

A nova versão do edital está disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo - www.stm.sp.gov.br –, no item de menu: "PPP Linha 6" - link: "republicação do edital da linha 6". Ou no Centro de Suporte Logístico da STM, na Rua Boa Vista, 175, bloco A, 16º andar, no Centro de São Paulo.  Outras informações sobre a licitação podem ser obtidas pelo e-mail ppplinha6@stm.sp.gov.br .

Fonte: Revista Ferroviária
Foto: Ricardo Guimarães (trem na Estação Brás).