8 de maio de 2013

Edital da Linha 6-Laranja do Metrô SP é relançado

Imagem: ilustração
O edital da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi relançado. Desta vez foi a desconfiança de investidores com relação ao retorno financeiro que fez com que o edital fosse adiado. O governo estadual, depois de pedidos das empresas interessadas, cedeu e fez o relançamento do documento.

Entre as novidades do edital está a garantia por desastres naturais como terremoto e queda de meteoros. As novas garantias incluem também a participação do governo nos custos de desapropriações mais caras do que o estimado.  As empresas estavam preocupadas com a questão das desapropriações, que são consideradas um grande risco financeiro, pois moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Segundo o edital o estado será responsável por encomendar um estudo para quantificar o preço das desapropriações para o Tribunal de Justiça e arcará com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.

O orçamento da nova linha é de cerca de R$ 8 bilhões. O projeto é o primeiro do governo paulista feito integralmente por Parceria Público-Privada (PPP) Vila Brasilândia à São Joaquim. A Linha Laranja terá um total de 15 estações distribuídas por 15,3 quilômetros.

A licitação internacional contempla a implantação das obras civis e sistemas, fornecimento do material rodante, operação, conservação manutenção e expansão. A nova data da sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes é 30 de julho, às 14h.

A nova versão do edital está disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo - www.stm.sp.gov.br –, no item de menu: "PPP Linha 6" - link: "republicação do edital da linha 6". Ou no Centro de Suporte Logístico da STM, na Rua Boa Vista, 175, bloco A, 16º andar, no Centro de São Paulo.  Outras informações sobre a licitação podem ser obtidas pelo e-mail ppplinha6@stm.sp.gov.br .

Fonte: Revista Ferroviária
Foto: Ricardo Guimarães (trem na Estação Brás).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).