O Metrô realiza nesta sexta-feira (31), às 10h, um simulado de evacuação na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul. A ação, em parceria com a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros, faz parte do programa de aperfeiçoamento dos protocolos de segurança e tem como objetivo treinar as equipes para situações de emergência.
Durante o exercício, será simulado um cenário de alagamento. Dois trens partirão da estação Tucuruvi e seguirão até Jardim São Paulo-Ayrton Senna com os participantes embarcados. O acesso do público à estação ficará bloqueado por cerca de 12 minutos. O simulado foi planejado para causar o mínimo impacto à operação e será informado aos passageiros por cartazes e avisos sonoros.
A estação passou recentemente por obras para reduzir os efeitos das chuvas. Entre as melhorias estão o reforço estrutural dos muros de acesso, a elevação de muretas de contenção, a reforma do gradil de proteção e ajustes no sistema de drenagem. Também foram substituídas bombas de infiltração e instaladas novas bombas de emergência, além de uma chave na sala de supervisão que permite desligar as catracas em casos de inundação.
As intervenções foram realizadas após a enxurrada de janeiro deste ano, que danificou o elevador da estação e interrompeu a operação. O equipamento foi totalmente reformado, com troca de componentes elétricos, hidráulicos e estruturais.