Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Motiva recebe pela 12ª vez o Selo Ouro do GHG Protocol e reafirma liderança em sustentabilidade


A Motiva, reconhecida como a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, conquistou pelo 12º ano seguido o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, principal certificação voltada à transparência na gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade e consolida sua posição de destaque no setor.

A certificação garante que as informações sobre emissões de escopos 1 (diretas), 2 (ligadas ao consumo de energia elétrica) e 3 (indiretas, referentes à cadeia de valor) foram auditadas de forma independente e cumprem os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade. O inventário de emissões é voluntário e pode ser consultado no link divulgado pela empresa.

De acordo com Pedro Sutter, vice-presidente de Sustentabilidade, Riscos e Compliance da Motiva, o resultado é fruto de uma gestão orientada pela transparência e pela busca constante por avanços nas metas de redução de emissões. Ele destacou que a companhia vem atuando de forma prática na transição para uma economia de baixo carbono, abrangendo rodovias, trilhos e aeroportos, em sintonia com parâmetros internacionais.

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e aplica uma metodologia internacional adaptada à realidade brasileira. A iniciativa é conduzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o CEBDS, o WBCSD e 27 empresas.

Compromissos e resultados na descarbonização

Em 2023, a Motiva se tornou a primeira empresa do setor de infraestrutura de mobilidade a ter suas metas de redução de emissões reconhecidas pela Science Based Targets initiative (SBTi). O plano prevê diminuir em 59% as emissões dos escopos 1 e 2 até 2033, tomando o ano de 2019 como referência.

Já em 2024, dentro da estratégia Ambição 2035, a companhia estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2035. Para isso, ampliou o uso de energia limpa em suas operações e atingiu, ainda em 2024, a meta de operar 100% com eletricidade de fontes renováveis em rodovias, trens, metrôs, VLT e aeroportos — um ano antes do previsto. O feito foi possível graças a investimentos em geração própria, adesão ao mercado livre de energia e compra de certificados I-RECs.

Entre as ações de destaque está a parceria com a Neoenergia na implantação de três usinas eólicas no Piauí, que compõem o Complexo Otis. Esse é o primeiro projeto de autoprodução por equiparação da Motiva e garante o fornecimento de energia limpa para as operações da Mobilidade Trilhos em São Paulo, incluindo as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Além disso, a empresa vem avançando em outras frentes, como a eletrificação progressiva da frota das concessões rodoviárias, o uso de drones para inspeções — reduzindo deslocamentos e consumo de combustível — e a modernização dos sistemas de climatização com equipamentos mais eficientes e sustentáveis.

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