Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Rumo usa Starlink em locomotivas e melhora comunicação nos trilhos


A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, se tornou a primeira empresa do país a instalar a tecnologia Starlink, da SpaceX, em suas locomotivas. A novidade garante comunicação estável entre os trens e o Centro de Controle, mesmo em áreas sem cobertura de celular ou satélite tradicional, aumentando a segurança e a eficiência das operações.

O sistema funciona como uma conexão extra, usando antenas especiais que se comunicam com satélites em órbita baixa. Isso permite envio de dados quase em tempo real, com sinal confiável e baixa latência. Testes mostraram mais de 97% de estabilidade, permitindo atualização de softwares, suporte remoto e transmissão de informações sem atrasar a circulação dos trens.

A tecnologia já foi aplicada em regiões de difícil acesso em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Para Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com inovação e operação segura.

A instalação começou em fevereiro e a previsão é que cerca de 400 locomotivas estejam equipadas até o fim de setembro. O projeto mostra como tecnologias avançadas podem modernizar e transformar o transporte ferroviário no Brasil.

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