A TIC Trens, concessionária que será responsável pela operação da Linha 7-Rubi e pela implantação dos serviços Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM), recebeu novos equipamentos para reforçar as atividades de manutenção do projeto TIC Eixo Norte. A medida faz parte da preparação para o início da operação comercial da Linha 7-Rubi, previsto para 26 de novembro.
A frota foi ampliada com a chegada de um auto de linha e dois rebocadores rodoferroviários. Esses veículos serão utilizados em manobras de composições, inspeções de via e transporte de materiais, além de receberem em breve a identidade visual da concessionária.
Outro equipamento incorporado recentemente foi a esmerilhadora, utilizada em serviços de manutenção da via férrea. Ela atua na correção de irregularidades e desgaste nos trilhos, contribuindo para a durabilidade da infraestrutura e para a melhoria do conforto e da segurança nas viagens.
O projeto do Trem Intercidades Eixo Norte prevê a ligação entre São Paulo e Campinas, com velocidade máxima de 140 km/h e capacidade para até 860 passageiros. O Trem Intermetropolitano (TIM) fará o trajeto entre Jundiaí e Campinas, percorrendo 44 quilômetros em cerca de 33 minutos. Além disso, a TIC Trens será responsável pela modernização e manutenção da Linha 7-Rubi, integrando a nova estrutura ferroviária à malha metropolitana.