Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de junho de 2015

Funcionários da CPTM aceitam proposta e desistem de greve em SP

Os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aceitaram na noite desta quinta-feira (11) a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa e desistiram da greve que poderia começar na sexta-feira (12). 

Em assembleias dos três sindicatos que representam a categoria ficou decidido entrar em acordo com a companhia e encerrar a negociação salarial e o estado de greve (quando os funcionários informam à Justiça e à empresa da possibilidade de paralisação). Um acordo parcial havia sido fechado à tarde no núcleo de conciliação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região. 

Na reunião, a CPTM fez proposta de reajuste salarial e nos benefícios de 8,25%, retroativa à data-base da categoria (março). O índice inclui a inflação acumulada desde o último reajuste - 6,72% segundo a Fipe - mais 1,53% de aumento real. No início da negociação, os funcionários pediam aumento de 9,29%. 

A companhia ainda se comprometeu a conceder novo reajuste nos benefícios a partir de outubro. No final, os aumentos nos valores do vale-alimentação e do vale-refeição serão de 11,94% e 10%, respectivamente. Na semana passada, uma greve parcial dos funcionários fechou quatro linhas da CPTM de manhã à tarde e afetou o transporte de cerca de 500 mil pessoas na região metropolitana.

Folha Press