Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de junho de 2015

CPTM tenta negociar fim da greve dos funcionários

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) negocia neste momento com funcionários a suspensão da greve por aumento salarial iniciada a 0h desta quarta-feira (3). Segundo os sindicatos da categoria, a paralisação duraria 24 horas.

Os trabalhadores das linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral e 12-safira não aceitaram as propostas de reajuste oferecidas pela empresa e, em assembleias, decidiram fazer a greve. A CPTM é controlada pelo governo estadual.

Os funcionários das linhas 8-diamante e 9-esmeralda decidiram não aderir à paralisação, apesar de também não terem aceito as propostas da empresa.

No momento, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda operam normalmente. E a linha7-rubi começou a operação parcial entre as estações Barra Funda e Caieiras.

Em tentativa de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, na tarde desta terça, representantes da CPTM fizeram duas propostas aos trabalhadores: reajuste de 7,72% nos salários de 10% nos benefícios ou reajuste de 8,25% nos salários e benefícios.

Os funcionários pedem reajuste de 9,29% e não aceitaram a proposta.

A inflação acumulada desde o último reajuste foi de 6,65%, segundo o IPC/Fipe.

Em nota, a CPTM disse considerar a decisão de entrar em greve "irresponsável" e informou que a paralisação vai prejudicar três milhões de usuários.

Folha de São Paulo