Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Governo de SP adia ampliação de horário do monotrilho da zona leste

Inaugurado em agosto do ano passado, a nova estimativa do Metrô é que o monotrilho passe a funcionar das 7h às 19h no fim deste mês

 

Depois de se aposentar, o taxista Jacyr Corrêa, 78, evita ao máximo tirar o carro da garagem e prefere rodar São Paulo de metrô. A vida dele seria mais fácil, porém, se as obras da linha 15-prata, o monotrilho da zona leste, tivessem avançado. E se a promessa da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de ampliar o horário de funcionamento do ramal fosse cumprida.

 

Em março, o secretário estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, disse que a linha funcionaria 12 horas por dia no início de abril. Junho já chegou, mas ela continua aberta só das 9h às 14h. O monotrilho hoje tem apenas 2,9 km e duas estações, Oratório e Vila Prudente.

 

“Eu já desisti de usar esse monotrilho. Prefiro pegar um ônibus e ir direto para a Vila Prudente e entrar logo no metrô. Agora, se tivesse mais estações, é óbvio que eu usaria o monotrilho e desceria na Vila Tolstói [prevista para a linha 15]. Mas no ritmo que andam as coisas, eu vou morrer sem ver isso”, disse.

 

Inaugurado em agosto do ano passado, a nova estimativa do Metrô é que o monotrilho passe a funcionar das 7h às 19h no fim deste mês.

 

O diretor de engenharia do Metrô, Walter Castro, disse que o adiamento ocorreu devido a atrasos de empresas que participam do consórcio que implanta a linha, principalmente a fabricante Bombardier, que não liberou novos trens para circulação.

 

Ele afirmou ainda que os atrasos na liberação dos veículos e em “ajustes nos trens, como abertura de porta e implantação de sinalização de via” já renderam multas às empresas responsáveis.

 

O consórcio informou que “trabalha para atender as necessidades do Metrô, mesmo considerando as limitações de infraestrutura impostas por outras empresas contratadas pelo próprio Metrô e que não são de responsabilidade da Bombardier.”

 

Para piorar a situação na linha 15, por uma falha no projeto, a construção de parte das estações está parada. A Folha de S.Paulo revelou que engenheiros “descobriram” galerias de um córrego que passam embaixo das futuras estações e que estão sendo remanejadas para que as obras possam continuar.

 

Este foi o primeiro monotrilho de alta capacidade a entrar em operação no Brasil. Os trens funcionam sem operadores e cada um possui sete vagões, com capacidade para 1.002 pessoas: 122 sentadas e 880 em pé.

 

Segundo Castro, atualmente cerca de mil pessoas usam o monotrilho por dia. Considerando que sua capacidade hoje é de 69 mil, a linha transporta diariamente apenas 1,4% do que poderia.

 

O Metrô diz que, quando estiver concluída, a linha terá 26,6 km e poderá transportar até 500 mil em um dia. A meta inicial era que a linha toda, com 17 estações, estivesse pronta no fim do ano. A nova previsão da gestão Alckmin é que três estações sejam entregues até 2016. Isso faria Jacyr Corrêa aposentar também o braço esticado para pegar um ônibus.

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm