SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Trem rápido Sorocaba: estudo considera o uso de duas estações


O estudo do trem rápido, que deve ligar Sorocaba a São Paulo em cerca de 40 minutos, com valor de tarifa semelhante à passagem de ônibus, prevê a utilização das estações no centro de Sorocaba e no bairro Brigadeiro Tobias. A informação foi passada ontem pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, ao receber, pela manhã em seu gabinete, os deputados estaduais de Sorocaba, Carlos César, Hamilton Pereira e Maria Lúcia Amary . 


A Secretaria de Transportes Metropolitanos informa que a intenção é utilizar ambas as estações revitalizadas. Na cidade de São Paulo, os trens chegarão e partirão da estação de Pinheiros, na zona sul, a 14 quilômetros do aeroporto internacional de Congonhas.A previsão é que o trem regional de passageiros entre Sorocaba e São Paulo comece a funcionar em 2018, mas o secretário Jurandir informa que a intenção é encurtar esse prazo para 2016, se as licitações não forem contestadas e se houver união política.


Os estudos apontam que o trem rápido Sorocaba-São Paulo será utilizado por no mínimo 20 mil passageiros diariamente e acomodará 600 pessoas sentadas por viagem. O embarque e desembarque em dois pontos de Sorocaba ocorrerão com o objetivo de atender as cidades da região no bairro Brigadeiro Tobias, fazendo com que os passageiros de outros municípios não necessitem enfrentar o trânsito do centro de Sorocaba, nem contribuam para o elevação do mesmo. 


A estação na avenida Afonso Vergueiro vai atender, principalmente, aos sorocabanos ou viajantes que tenham o centro da cidade como destino. A utilização da desativada estação ainda depende de negociação com a América Latina Logística (ALL) que detém a concessão daquele trecho. Na estação de Brigadeiro Tobias também funcionará a oficina de trens e haverá um complexo comercial e de estacionamento para atender o público.


O trem deverá percorrer os 92 km entre Sorocaba e São Paulo a uma velocidade média de 120 km/hora, sendo que a máxima ficará em torno de 160 a 180 km/hora. O futuro traçado da linha férrea prevê que o trem vai margear a rodovia Castello Branco (SP-270), deverá haver desapropriações e, segundo o diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo, em alguns momentos haverá o compartilhamento da faixa de domínio da estrada de ferro, porém, não da via.


 O secretário Jurandir enfatizou aos deputados que em qualquer momento o trem de passageiros compartilhará as linhas do trem de cargas e as obras não tocarão nas áreas de preservação ambiental. Um levantamento de demanda avalia se haverá ou não um ponto de parada na cidade de São Roque. A fim de conhecer os anseios da população e sociedade organizada de Sorocaba e região, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos promoverá uma audiência pública no mês de setembro, em data e local a serem definidos.


Também participou da reunião entre o secretário e os deputados, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à STM, Mário Bandeira. Segundo Bandeira a construção da linha deverá levar 36 meses, será feita por meio de Parceria Pública Privada e exigirá investimentos avaliados em R$ 6 milhões. 


As informações apresentadas ontem aos deputados foi uma prévia do projeto funcional, que detalha as questões ambientais, de demanda, análise econômica e traçado, com previsão para ser concluído até o início de agosto deste ano. O presidente da STM disse que a elaboração do projeto executivo deve durar 24 meses, e depois começam as obras de construção. Segundo Bandeira o projeto funcional está sendo discutido com a Prefeitura de Sorocaba, que indicará as diretrizes para o projeto executivo.


Os parlamentares de Sorocaba destacaram a importância do projeto ser debatido na cidade, no próximo dia 28, durante a audiência pública de outra secretaria estadual, a do Desenvolvimento Metropolitano, que analisará o desenvolvimento regional e a criação do aglomerado urbano de Sorocaba. "Sorocaba, uma cidade que está a todo "vapor", deixará de ter como via de transporte único a rodovia, o que facilitará o turismo de negócios e a locomoção dos trabalhadores", disse a deputada Maria Lúcia Amary. "É um projeto que só traz benefícios para a região e para o estado de São Paulo, frente às vantagens de economia de tempo para os usuários, preservação de recursos naturais e desafogamento do trânsito nas rodovias", avaliou o parlamentar Hamilton Pereira. "É nobre, pois uma realidade da rodovia Castelo que vira avenida em vésperas de feriado é a de que em algumas décadas estará intransitável", declarou o deputado Carlos César.

Postado por Celino Soares Silva


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul 

Um comentário:

L.tosto disse...

Seria ótimo se partisse de Itapevi pois moro na região e trabalho em Sorocaba uso a Castello todos os dia ajudaria muito.

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com