A Companhia paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está investindo R$ 470 milhões na modernização da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi). A empresa está trocando o antigo sistema de rede aérea, implantando o CBTC e melhorando a via permanente. Para agilizar a obra, a Companhia fechará trechos da linha aos domingos, a partir do próximo (27/05). Ao todo, serão 14 domingos com trechos sem operação, que serão atendidos por linhas de ônibus gratuitas.
O presidente da CPTM, Mário Bandeira, explica que o grande desafio desta modernização é fazer as intervenções com a linha em operação. As obras estavam sendo realizadas à noite, após o término da operação, e agora também aos domingos.
O novo sistema de sinalização está sendo fornecido pela Invensys/Dimetronic (também fornecedora do CBTC para as linhas 10 e 11), e a rede aérea está a cargo do consórcio Ferroviário Brasileiro, que tem como membros a Estacon e Sultepa, do Sul do Brasil.
As obras na Linha 8 fazem parte do programa de modernização da CPTM, estimado em R$ 5 bilhões.
Novos trens
A CPTM deve publicar no mês que vem o edital para a compra de 65 novos trens, com oito carros cada. O edital está em fase final de elaboração e deve dar preferência para a indústria nacional. O presidente da Companhia, Mário Bandeira, destacou que o mercado nacional tem condições de fornecer os trens, já que o país conta com cinco fabricantes: CAF, Alstom, Siemens, Bombardier e Hitachi (unidade em parceria com a Iesa, em Araraquara).
O valor estimado da compra dos trens é de R$ 2 bilhões – a referência de preço leva em consideração as últimas compras. O primeiro trem deve ser entregue 18 meses após a assinatura do contrato. O presidente explicou ainda que os trens serão utilizados em todas as linhas da companhia.
Fonte: R.F.
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.