SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Metrô de SP anuncia troca de placas de controle de velocidade dos trens

O Metrô de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (17) que trocou todas as placas de controle de velocidade dos trens da Linha 3-Vermelha, informou o SPTV. A falha em uma dessas placas provocou na quarta (16) a batida entre dois trens perto da Estação Carrão, na Zona Leste da capital paulista.


O Metrô paulista tem mais ou menos 20 placas de controle de velocidade, que ficam nas salas de controle das principais estações. Cada uma controla um trecho da linha. 


A placa que teve defeito ficava na estação Tatuapé e, por algum motivo, ela não identificou que havia um trem parado. Por isso o sistema de controle mandou a outra composição que vinha atrás acelerar, quando na verdade ela deveria frear. 


Foi quando o maquinista acionou o freio de emergência, mas não houve tempo para a parada total.


Segundo a direção do Metrô, a falha no sistema de velocidade foi identificada 25 minutos antes da batida. Foi dado o alerta para uma restrição de velocidade no trecho.


O diretor de operações da empresa, Mário Fioratti, disse que as informações até aquele momento não indicavam a necessidade de interromper a circulação. Mas a falha inédita que aconteceu já provocou mudanças.


"Estamos adotando novos procedimentos para o caso de haver algum indício desse tipo, [para] agirmos junto aos operadores de trem para que eles assumam o controle da velocidade dos trens manualmente”, afirmou Fioratti.


O sistema de controle passa por revisão a cada seis meses, segundo a companhia. No caso dos trens que andam sem maquinista, como acontece na Linha Amarela, o Metrô diz que é um sistema diferente e que tem uma autoproteção.


Acidente


O choque aconteceu por volta das 9h50 desta quarta-feira. Uma das composições estava vazia e parada e a outra não reconheceu a proximidade do trem à frente e continuou acelerando. De acordo com o Sindicato dos Metroviários, o operador acionou o freio de emergência para evitar um acidente de maiores proporções. “Num certo momento, eu achei que ele iria parar, mas quando chegou bem perto, estava a uma velocidade de 10 km/h, eu vi que não”, disse em entrevista ao SPTV o maquinista Rogério Fornaza.


A colisão interrompeu parte do funcionamento da linha e causou pânico e correria dentro dos vagões. Os passageiros quebraram as janelas para poder sair e caminharam sobre a linha férrea. Segundo a Secretaria da Saúde do município, 103 pessoas foram atendidas por hospitais em São Paulo. Entre elas, 49 tiveram alguns ferimentos e foram levadas a centros médicos: 33 pelos bombeiros e outras 16 pelo Samu.


Segurança
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse na manhã desta quinta que o sistema de transportes é “seguro” e que a população pode ficar tranquila. “O Metrô é um sistema seguro, eficiente e está sendo investido para melhorar ainda mais”, disse Alckmin.


Segundo o governador, os investimentos são feitos em segurança, manutenção, trens e estações novas e ampliação da rede. “Quanto mais você expande as linhas, mais traz conforto para a população. Por que algumas linhas estão saturadas? Porque o metrô ainda é pequeno”, afirmou Alckmin.


O governador disse que o problema está sendo investigado e explicou que foi de natureza técnica. Quem também investiga a falha é o Ministério Público. A Promotoria de Justiça do Consumidor deu um prazo de 15 dias para o Metrô explicar por escrito as causas da batida, e um promotor foi designado para acompanhar a investigação policial do caso.


Fonte: G1


Curta nossa pagina no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com