Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
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12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
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13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
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1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
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Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
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Metroviários alertam população para possível greve

Em caso de paralisação, eles querem que catracas sejam liberadas para que trens circulem

Os metroviários de São Paulo estão, na manhã desta segunda-feira (21), distribuindo panfletos e avisando à população para uma possível greve. A paralisação pode acontecer na quarta-feira (23).

Em campanha salarial, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo afirmou  que reivindica reajuste salarial de 5,13% — contra os 4,15% oferecidos pelo Metrô —, além de 14,99% de aumento real e reajustes nos benefícios dos trabalhadores. Caso essa proposta não melhore, os trabalhadores prometem parar o Metrô.

De acordo com o diretor do sindicato Alexandre Leme, os trabalhadores querem chamar a atenção para a falta de investimentos no sistema, e para a “intransigência do governo e da direção da companhia” na negociação salarial dos metroviários.

Veja como foi o acidente entre trens

Caso a greve seja confirmada, os metroviários já pensam em alternativas para uma eventual determinação da Justiça de que os trens têm que continuar circulando: eles querem liberar as catracas para os passageiros.

- O governo para tentar impedir greve, quer exigir que a gente coloque 100% da frota para rodar na greve. Isso significa impedir nosso protesto. Então vamos propor um acordo de que trabalharíamos, mas liberando as catracas. Não queremos prejudica a população, queremos garantir nosso direito de lutar.

Na assembleia que decidiu pela greve, na última quarta-feira (16), o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior, afirmou que os metroviários “não podiam aceitar a proposta do Metrô”.
Metrô

O Metrô disse que, com a possibilidade levantada pelo Sindicato dos Metroviários de liberação dos bloqueios (catracas), a prática não tem nada a ver com o “direito de greve” e é ilegal, podendo responsabilizar os envolvidos, nas esferas cível e criminal, por ato de improbidade e pelas conseqüências danosas às pessoas e ao patrimônio público.

Caso haja tentativa dessa liberação, o Metrô diz que tomará todas as medidas para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio, inclusive com o apoio de força policial.

A empresa disse ainda que o reajuste salarial total proposto é de 4,67% (índice IPC/FIPE mais 0,50% de aumento real) a partir da data-base de 1º de maio. O vale-refeição, vale-alimentação e o auxílio-creche também serão reajustados pelo mesmo índice.

Acidente

Também na quarta, uma batida entre dois trens do Metrô deixou cerca de 50 pessoas feridas sem gravidade. O acidente foi causado por uma falha no sistema de automação que controla os trens, e poderia ter se transformado numa tragédia se não fosse pelo operador de um dos trens, que acionou um freio de emergência.

R7


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