Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Monotrilho em direção ao ABC


A Linha 18 terá mais quatro terminais integrados, com o transporte diário de cerca de 400 mil usuários na ligação Tamanduateí.

Com projeto de financiamento do Estado de São Paulo, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o monotrilho Estação Tamanduateí-São Bernardo vai consumir recursos de R$ 4 bilhões: R$ 1,276 bilhão da Caixa Econômica Federal e mais R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União. A contrapartida do Estado será de R$ 2,397 bilhões. Trata-se de uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de mobilidade urbana, iniciativa do Governo federal.


A Linha 18-Bronze ligará importantes polos educacionais, com destaque para o Instituto Mauá de Tecnologia, Uniban, Faculdade de Medicina de Santo André, Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Fundação Santo André e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O trajeto será de 20 quilômetros, que deverão ser percorridos em 35 minutos. Estão previstas 19 estações, nos bairros Jardim São Caetano e Mauá, em São Caetano; Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Scarpelli e Jardim Bom Pastor, em Santo André. Passará, ainda, por Baeta Neves, Centro, Ferrazópolis e Alvarenga, em São Bernardo do Campo. A Linha 18 terá mais quatro terminais integrados, com o transporte diário de cerca de 400 mil usuários na ligação Tamanduateí.


Em fevereiro, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) iniciou processo de Chamamento Público para interessados da iniciativa privada apresentar manifestação de interesse em realizar estudos de modelagem da linha. O edital foi publicado no dia 2 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, pela STM e Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas. O projeto está dividido em duas partes, que ainda deverão passar por avaliação.Fases da obra.


A fase 1, com extensão de 14 quilômetros, é composta por 12 estações (Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matielo, Rudge Ramos-Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço Municipal) e pelo Pátio Tamanduateí para manutenção e estacionamento de trens.


O traçado da Linha 18 começa na Estação Tamanduateí, na capital, seguindo em direção ao eixo da Avenida Guido Aliberti, servindo aos municípios de São Paulo e São Caetano do Sul. Na transição da Guido Aliberti para a Avenida Lauro Gomes, a diretriz de traçado passa a atender às cidades de São Bernardo do Campo e Santo André, até a região do Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Operação prevista para 2015.


A segunda fase, com extensão de 6 quilômetros, é composta por seis estações (Djalma Dutra, Praça Lauro Gomes, Ferrazópolis, Café Filho, Capitão Casa e Estrada dos Alvarengas) e pelo Pátio Alvarenga para estacionamento de trens. Nessa etapa, o traçado corre por dentro de São Bernardo do Campo, partindo do Paço Municipal e seguindo pelo eixo da Avenida Faria Lima até as proximidades do Terminal Ferrazópolis da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Dali, passando sobre a Via Anchieta, vai buscar o eixo da Avenida Café Filho, em direção à Estação Estrada dos Alvarengas, próximo à FEI. A operação está prevista para 2016.


Fonte: Associação Paulista de Empregados em Obras Públicas 

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