Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Impasse entre Estado e União deve atrasar Expresso ABC

A entrega do Expresso ABC para 2014, conforme prometido pelo governo de São Paulo, deve sofrer atraso devido a impasse entre o Estado e a União. Para iniciar a construção dos trilhos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) depende de aprovação de projeto para permuta de área com a MRS Logística, empresa que utiliza os trilhos paralelos ao da Linha 10-Turquesa para o transporte de cargas.


Para efetuar a troca, a CPTM precisa de autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, relata que as negociações estavam avançadas quando a agência era comandada por Bernardo Figueiredo, cujo mandato de diretor-geral foi encerrado em fevereiro.


"Muita gente que está lá não tem dado continuidade ao que a gente vinha discutindo com a antiga direção", critica Fernandes. Mesmo sem precisar o suposto atraso, o secretário demonstra dúvidas quanto à finalização da linha até 2014. "O prazo ficou imponderável devido a esse entrave com o governo federal", lamenta.


O presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, informou que a troca é necessária para servir de contrapartida da companhia à MRS. Isso porque o traçado do Expresso ABC será paralelo ao da Linha 10-Turquesa e ao da via para cargas. O novo sistema irá passar por onde hoje passam os trens cargueiros.


"Não posso fazer obra em cima de uma via que não é da CPTM . Como essa via da MRS não tem uso tão grande, ela ficaria conosco, nós liberaríamos outra via e construiríamos a segregação na contrapartida. Eles passam a área para nós e nós faríamos a segregação da carga", explica o presidente. 


Bandeira salienta que outros projetos da companhia também dependem de permuta com empresas de carga. Procurada, a ANTT não se manifestou.
Apesar do imbróglio, Bandeira garante que os trabalhos não estão parados. "Estamos antecipando, contratando projetos das obras das estações para começar a iniciar, independentemente da via permanente."


O Expresso ABC ligará Mauá à Estação Luz em cerca de 24 minutos. Atualmente, o tempo estimado de viagem é de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel - Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás. O projeto está avaliado em R$ 4,1 bilhões.


Além de diminuir o tempo de viagem entre a região e a Capital, o presidente da CPTM ressaltou que a separação entre os trens de carga e passageiros irá aumentar a segurança dos usuários, já que possibilitará a diminuição no vão entre a composição e a plataforma." O gabarito (largura) do trem de carga é maior do que os outros. Sou obrigado a manter a plataforma naquela configuração porque senão dá colisão."


Companhia inaugura simulador de trens


Foi inaugurado ontem mais um simulador para a operação nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com a entrega, a companhia passa a ter três equipamentos, enquanto o Metrô tem mais dois. O primeiro aparelho foi entregue em maio de 2011 e o investimento total é de R$ 4,7 milhões.


O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que todos os maquinistas passarão pelo equipamento, sendo que, para os novatos, o treinamento é de oito meses. Em casos de reciclagem ou mudança de série, o operador é submetido a curso de 40 horas. A CPTM informa que 1.347 funcionários já passaram pelo simulador.
O aparelho imita situações adversas durante a operação, como chuva, baixa visibilidade e acionamento do sistema de emergência. "É melhor simular todos os eventos aqui, inclusive com imagens reais", afirma o secretário.


Um dos objetivos do sistema é capacitar os maquinistas para agir com tranquilidade em casos de acionamento do botão de pânico. "Se alguém começa a passar mal, a tendência das pessoas é querer parar o trem para descer. Mas descer para quê? O melhor é ir para a plataforma, pois lá o socorro chega com mais facilidade."


LINHA 18-BRONZE
As 12 empresas que se manifestaram em fevereiro após chamamento publicado no Diário Oficial do Estado têm até o dia 12 para apresentar os estudos técnicos para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí, passando por Santo André e São Caetano. Por conta dos pedidos de ampliação do prazo, Fernandes estuda prorrogar a data limite em 30 dias, no máximo.


Fonte: Diário do Grande ABC
Foto: Ricardo Guimarães


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