Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Jaraguá vai ganhar nova estação de trem


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como parte do plano de expansão do transporte metropolitano, irá reconstruir a estação Jaraguá de trem, na zona oeste de São Paulo. A atual estação, que pertence à Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato), é tombada como patrimônio histórico de São Paulo e, portanto, não pode receber as obras de modernização e acessibilidade.
Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, o projeto é orçado em R$ 39,4 milhões e deve durar 24 meses a contar da data da assinatura da ordem de serviço. O novo edifício será construído ao lado da atual estação e terá plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequadas, sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
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Estação de Jaraguá mantém características originais
Moradores da região e usuários dos serviços da CPTM avaliam que as obras são necessárias e esperam melhorias que a atual estação não possui, como, por exemplo, uma passarela coberta para atravessar as plataformas.
Fernando, 31, acredita que o projeto deve trazer melhorias significativas, mas teme o período das obras: “vai ser um transtorno terrível, vai tumultuar, vai complicar a vida”. José, 25, revela que “apesar dos transtornos nas obras, daqui uns 5 anos deve melhorar bastante”. Já Edmar Soares de Oliveira, 48, vê como essencial a instalação de escadas rolantes, pois acha “perigosos os degraus da escada atual, que são de ferro e estreitos”. Todos os entrevistados esperam que as obras não interfiram no funcionamento dos trens.
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Estação segue modelo da arquitetura inglesa
A atual estação do Jaraguá tem 120 anos e possui uma arquitetura inspirada nas estações da Inglaterra. Até a conclusão das obras da nova estação, vai atender aos usuários. Após este período, terá uma nova vocação, ainda não definida.
O tombamento, determinado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), foi publicado no Diário Oficial da União, em 17 de julho de 2010. Apesar do tempo, muitos moradores da região ainda desconhecem o fato. Rita de Cássia, 47 e Ana, 32, acreditam que a divulgação é importante para o bairro, “para atrair turismo e movimento”.

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