Desde hoje os usuário da Linha 7-Rubi tem uma novidade no embarque na estação Luz, os trens vindos de Francisco Morato estão estacionando na plataforma 2 onde é recolhido e retornando pela plataforma 1, (antiga plataforma da Linha 10-Turquesa) onde presta serviços até a Estação Francisco Morato.
Com a mudança a parte central da Estação Luz (Plataformas 2 e 3) estão sendo usadas somente para o desembarque dos usuários, a mudança ajuda a evitar conflitos nas escadas ou até mesmo brigas como uma ocorrida na semana passada onde dois usuários acabaram brigando por motivo de esbarrões ao sair do trem e atrasou a partida do trem em 20 minutos, (o desembarque melhor) foi uma das medidas que a CPTM adotou para ajudar no desembarque dos usuários na Estação Luz, mesmo assim grande parte dos usuário não respeitavam e desembarcavam por todas as portas.
Por outro lado o desembarque na estação Luz ficará horrível no horário de pico, além do tumulto enfrentando para descer as escadas ainda tem os usuário que deseja ir para a Linha 7 terão que descer no meio da multidão.
Desde de Abril os trens da Linha 10-Turquesa deixaram de ir até a estação Luz, a princípio era só para obras e depois a Linha 10-Turquesa iria retornar para a Estação Luz. e hoje a CPTM optou em deixar os trens da Linha 10-Turquesa definitivamente na Estação Brás. Um dos motivos para a mudança é a sobrecarga da Estação Luz, que passou a receber ainda mais passageiros a partir de setembro, quando o terminal passou a atender à Linha 4-Amarela.
Os transtornos, no entanto, são sentidos pelos passageiros que precisam se deslocar do Brás até a Luz. Uma das opções de chegada ao terminal é fazer baldeação na Linha 11-Coral, que compõe o Expresso Leste. A principal reclamação dos usuários é referente à superlotação da linha.
A CPTM informa que a Linha 10-Turquesa é utilizada por aproximadamente 370 mil pessoas nos dias úteis. Também de acordo com a companhia, cerca de 400 mil pessoas circulam todos os dias pela Estação Luz. O terminal oferece acesso às linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e 7- Rubi e 11-Coral, da CPTM.
Com a mudança a parte central da Estação Luz (Plataformas 2 e 3) estão sendo usadas somente para o desembarque dos usuários, a mudança ajuda a evitar conflitos nas escadas ou até mesmo brigas como uma ocorrida na semana passada onde dois usuários acabaram brigando por motivo de esbarrões ao sair do trem e atrasou a partida do trem em 20 minutos, (o desembarque melhor) foi uma das medidas que a CPTM adotou para ajudar no desembarque dos usuários na Estação Luz, mesmo assim grande parte dos usuário não respeitavam e desembarcavam por todas as portas.
Por outro lado o desembarque na estação Luz ficará horrível no horário de pico, além do tumulto enfrentando para descer as escadas ainda tem os usuário que deseja ir para a Linha 7 terão que descer no meio da multidão.
Desde de Abril os trens da Linha 10-Turquesa deixaram de ir até a estação Luz, a princípio era só para obras e depois a Linha 10-Turquesa iria retornar para a Estação Luz. e hoje a CPTM optou em deixar os trens da Linha 10-Turquesa definitivamente na Estação Brás. Um dos motivos para a mudança é a sobrecarga da Estação Luz, que passou a receber ainda mais passageiros a partir de setembro, quando o terminal passou a atender à Linha 4-Amarela.
Os transtornos, no entanto, são sentidos pelos passageiros que precisam se deslocar do Brás até a Luz. Uma das opções de chegada ao terminal é fazer baldeação na Linha 11-Coral, que compõe o Expresso Leste. A principal reclamação dos usuários é referente à superlotação da linha.
Segundo o Secretário Jurandir Fernandes "Fizemos pesquisa que aponta que 82% dos usuários da Linha 10 avaliam que o serviço melhorou após a mudança (parar no Brás)", comenta o titular da Pasta. Segundo o secretário, após a diminuição no trajeto, o tempo médio de intervalo entre os trens caiu de oito para seis minutos. "As pessoas que estão usando a linha para descer no Tamanduateí ou no Brás estão contentes", complementa Fernandes.
Segundo usuários do sistema, a transferência para o Expresso Leste faz com que o tempo total do trajeto seja aumentado em até 20 minutos nos horários de pico.
Diário da CPTM