A Estação Brás, na região central da Capital, deverá ser o destino final da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que vai até Rio Grande da Serra. Até agosto, as composições encerravam a viagem na Luz, quando o trajeto foi interrompido em função de obras de modernização na via férrea. As intervenções já foram concluídas, mas até agora o trajeto entre o Brás e a Luz não foi retomado.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, reconhece a possibilidade de que os trens passem a parar no Brás definitivamente. Um dos motivos para a possível mudança é a sobrecarga da Estação Luz, que passou a receber ainda mais passageiros a partir de setembro, quando o terminal passou a atender à Linha 4-Amarela.
"Fizemos pesquisa que aponta que 82% dos usuários da Linha 10 avaliam que o serviço melhorou após a mudança (parar no Brás)", comenta o titular da Pasta. Segundo o secretário, após a diminuição no trajeto, o tempo médio de intervalo entre os trens caiu de oito para seis minutos. "As pessoas que estão usando a linha para descer no Tamanduateí ou no Brás estão contentes", complementa Fernandes.
Os transtornos, no entanto, são sentidos pelos passageiros que precisam se deslocar até a Luz. Uma das opções de chegada ao terminal é fazer baldeação na Linha 11-Coral, que compõe o Expresso Leste. A principal reclamação dos usuários é referente à superlotação da linha.
Segundo usuários do sistema, a transferência para o Expresso Leste faz com que o tempo total do trajeto seja aumentado em até 20 minutos nos horários de pico.
A CPTM informa que a Linha 10-Turquesa é utilizada por aproximadamente 370 mil pessoas nos dias úteis. Também de acordo com a companhia, cerca de 400 mil pessoas circulam todos os dias pela Estação Luz. O terminal oferece acesso às linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e 7- Rubi e 11-Coral, da CPTM.