Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Visual da Linha 4 serve de inspiração


Com mezaninos suspensos para ligar as plataformas, tetos vazados para facilitar a entrada da luz do sol e até três lances de escadas rolantes entre a rua e o nível dos trens, as 11 estações que serão construídas na zona sul da cidade, no prolongamento da Linha 5-Lilás, vão parecer muito com as paradas recém-inauguradas da Linha 4-Amarela. O Estado teve acesso às plantas de duas das novas estações.
A construção deve começar nos próximos dias. O governo tem pressa, uma vez que o Ministério Público Estadual (MPE) tenta, na Justiça, impedir que o projeto vá adiante.
Uma dessas paradas é a Vila Clementino, que já vai mudar de nome antes mesmo do começo da obra. Será a Estação Hospital São Paulo. A parada ficará no cruzamento das Ruas Pedro de Toledo e dos Otonis, na Vila Clementino, zona sul. É a penúltima estação da linha. O acesso aos trens, que ficarão a quase 50 metros abaixo do nível do solo, se dará em uma "casa de vidro" de 10 metros de altura no lado sul do cruzamento entre as duas ruas.
O projeto prevê ainda bicicletário e uma área de serviço, para funcionários do Metrô, em um prédio de quatro andares, que vai abrigar reservatórios de água, área de ventilação e salas técnicas.
A estação terá duas entradas para as plataformas. Pelo lado norte, os usuários vão descer até um túnel que passará embaixo da Pedro de Toledo até a entrada sul - a principal da estação. Ali haverá dois conjuntos de escadas rolantes, com duas escadas em cada sentido, e dois conjuntos de escadas comuns. Na entrada norte, um acesso descerá até a plataforma e será usado só para serviços de manutenção.
Cadeirantes e idosos terão de tomar dois elevadores para chegar à plataforma. O acesso a eles será pelo norte da estação. O elevador levará os passageiros até o mezanino que ficará sobre a plataforma. Lá, o usuário terá de percorrer o mezanino até o outro elevador, que descerá as pessoas até o nível dos trens.
Brooklin-Campo Belo. As plantas da Estação Brooklin-Campo Belo, cujas obras também devem começar nos próximos dias, mostram uma claraboia de vidro, também pensada para aproveitar a luz natural, muito parecido com a entrada da Estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde, inaugurada no ano passado.
A Estação Brooklin-Campo Belo terá um só túnel vertical para chegar à estação. Mas também serão três lances de escadas rolantes entre o nível da rua e as plataformas de embarque.
Todas as estações da Linha 5-Lilás serão como as paradas entregues pelo Metrô de 2009 para cá. As escadas rolantes são "inteligentes" - ficam em modo de economia de energia, operando mais devagar, quando "detectam" que não há passageiros. As catracas com roletas dão lugar a portas de embarque, de vidro, e haverá portas de vidro na plataforma separando os trens das pessoas, o que elimina riscos de usuários caírem nos trilhos.
Além da Linha 5-Lilás, o Estado faz, no momento, as obras de ampliação da Linha 2-Verde (o monotrilho da zona leste) e está obtendo as licenças para construir a Linha 17-Ouro, o monotrilho que ligará o Morumbi ao Aeroporto de Congonhas.
A atual gestão quer começar ainda a Linha 6-Laranja, da Estação São Joaquim, na Liberdade, até Brasilândia (que será feita por meio de uma Parceria Público-Privada, que já tem oito interessados), e espera conseguir começar também a Linha 15-Branca. Na zona leste, esse ramal começará na Vila Prudente, passará pela região do bairro Tiquatira e terminará na Rodovia Presidente Dutra. / BRUNO RIBEIRO E MARCELO GODOY

Fonte: Estadão

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm