O Metrô iniciou na manhã desta terça-feira (13), em todas as 58 estações e trens, a campanha de segurança pública “Guardou bem os objetos de valor”. Durante a ação, serão distribuídos 500 mil folhetos com dicas para cuidados com os pertences.
O objetivo é sensibilizar os passageiros para a tomada de atitudes que impeçam a ocorrência de furtos no sistema metroviário. O maior número de casos acontece nos acessos às estações e nas plataformas, nos momentos de embarque e desembarque, durante os horários de pico, quando há aglomeração de pessoas.
“A campanha é feita em dezembro porque, preocupados com as compras de Natal, alguns usuários se descuidam de suas carteiras e celulares e os deixam à mostra, facilitando a atuação de ladrões”, afirma Sérgio Avelleda, presidente do Metrô.
Para reforçar a mensagem entre o público, serão instalados 1.300 cartazes nas quatro linhas do Metrô. Os cartazes têm como destaque mensagens que lembram os passageiros para estarem atentos a seus objetos pessoais. Dentre as frases estão: “Seu aparelho sonoro está bem guardado?” “Guardou bem o celular?” “Guardou bem a carteira?”.
Além da distribuição de folhetos, haverá ainda a veiculação de mensagens sonoras de alerta pelos alto-falantes das estações e trens.
Não só para essa campanha, mas durante o ano todo, a Companhia do Metrô conta com a colaboração dos usuários em denunciarem atos de infração no sistema metroviário.
O “Disk Denúncia” (7333-2252) está à disposição para que, quando presenciarem alguma anormalidade, enviem um SMS com as características do infrator e o número do carro, facilitando a atuação das equipes de segurança.
Metrô