Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
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Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
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11 Linha 11-Coral
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Coral
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9 Linha 9-Esmeralda
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Verde
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Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
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Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
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Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
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Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
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6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
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Horário: Em Construção
Ouro
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Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
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Expresso Aeroporto
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Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Projeto do Ferroanel deve sair em 2012


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete começar a tirar o Ferroanel de São Paulo - um anel ferroviário para transporte de cargas contornando a região metropolitana da capital - do papel em 2012. O investimento começará pelo trecho norte e o projeto ficará pronto em janeiro de 2012, segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT.

O objetivo é conseguir terminar a obra até 2015, para que o transporte de carga deixe de passar pelos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na capital. O Ferroanel é uma obra que já estava previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007, mas que até hoje não saiu da fase de projeto.

De acordo com Figueiredo, a concessionária de ferrovias MRS Logística fez o projeto executivo e a ANTT está estudando a viabilidade econômica. O estudo indicará a necessidade de investimento - estimado em R$ 1,5 bilhão - e os benefícios que o empreendimento trará para a MRS, operadora da linha de trem compartilhada com a CPTM que corta São Paulo e que terá o transporte de cargas desativado a partir da construção do Ferroanel.

Caso a concessionária concorde com os cálculos do governo, que indicará o quanto ela deve investir considerando os benefícios que a nova ferrovia trará em relação à operação que ela tem hoje, a empresa poderá participar do investimento e ser a concessionária do Ferroanel Norte. Se a empresa discordar da avaliação do governo, será aberta uma licitação.

"No estudo nós vamos mostrar o que a gente acha que é certo e se a MRS tiver uma ideia diferente, a gente faz de outra forma", diz Figueiredo, que participou ontem da cerimônia de posse da diretoria do Simefre, entidade que representa as fabricantes de equipamentos ferroviários e rodoviários, em São Paulo.

Segundo o diretor-geral da ANTT, entre os benefícios da MRS com a nova ferrovia estão o ganho de capacidade de transporte e de rapidez. "A MRS tem um trem que hoje passa pelo centro de São Paulo com velocidade reduzida e com limitações de horário. No Ferroanel não vai ter essa limitação, o que vai melhorar a produtividade com um custo operacional mais baixo."

A partir do cálculo desses benefícios, a ANTT vai indicar qual deverá ser a participação da MRS no investimento para poder ser concessionária da ferrovia. O estudo está sendo feito em parceria da ANTT com as secretarias paulistas de Transporte e de Transportes Metropolitanos.

Na semana passada, o secretário paulista de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a prioridade para a construção do Ferroanel seria o tramo Norte, diferentemente do que o governo paulista defendia no fim de 2010. O trecho norte do Ferroanel tende a melhorar a ligação do interior de São Paulo com o Rio, enquanto o trecho Sul ajuda a conexão com o porto de Santos (SP). Por isso o trecho Sul é citado como obra prioritária no relatório da Comissão Especial de Petróleo e Gás (Cespeg), do governo paulista, para o desenvolvimento da Baixada Santista.


Fonte: Revista Ferroviária

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