SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Obras da extensão da Linha 8-Diamante não foram entregues no prazo prometido


Estação Amador Bueno, no penúltimo dia de operação

Por Diego Silva
CPTM EM FOCO
Caros leitores, no dia 30 de abril do ano passado, estávamos noticiando o encerramento das atividades na extensão operacional da Linha 8-Diamante da CPTM, que iria passar por reformas para adequação de via e reconstrução das estações (Confira clicando aqui: CPTM encerra atividades da extensão da L8). Na época, o prazo dado para toda a realização da obra era de 18 meses, ou seja, a data final para entrega de todo o sistema operacional era de 1º de novembro de 2011. Hoje, é dia 24 de novembro, e a obra não está sequer na metade. Todos os usuários que utilizavam a extensão operacional entre Itapevi e Amador Bueno estão usando ônibus gratuitos da operação PAESE, da viação Benfica. Segundo relatos anteriores, o serviço de ônibus não está sendo realizado nos melhores padrões, havendo atrasos e falta de respeito com os usuários.

Trem série 4800 da CPTM: Serviço da extensão era o pior de toda a companhia

Na época de nossa visita à extensão da Linha 8, encontramos um cenário de total abandono. Partindo de Itapevi, o serviço de trem era gratuito, por conta da precariedade da operação. Os trens que por ali circulavam, apelidado de ''trenzinho'' e ''jotinha'' (composições japonesas da década de 1950), baseados em aço carbono e três carros, circulavam sem oferecer qualquer tipo de conforto aos seus usuários. São muitas as histórias sobre acidentes ocorridos com aqueles trens, que hoje estão fora de serviço no pátio de Presidente Altino, em Osasco. As estações do trecho eram completamente abertas, dando acesso a qualquer um que quisesse ali entrar. Apenas em Amador Bueno, havia a presença de um vigilante. A viagem nunca ultrapassava os 25 km/h, graças ao descontrole de uma composição que perdeu os freios voltando de Amador Bueno, parando alguns metros depois de Itapevi. A vegetação estava adentrando toda a via, dando uma imagem de ainda mais abandono ao trecho.

Outdoor na estação de Amador Bueno informava o fim das operações

Infelizmente, a obra não foi entregue no prazo estimado. De acordo com moradores locais, o máximo que fizeram foi demolir as estações de Ambuitá, Cimenrita, Santa Rita e Amador Bueno, além de retirar a rede aérea e uma das vias. Atualmente, o trecho está sendo utilizado pelos trens cargueiros da ALL (América Latina Logística). Segundo entrevista do presidente Mário Bandeira à Revista Ferrovia, o trecho seria entregue até o final de 2012. Em outra entrevista, o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que a extensão volta em 2014. Ou seja, divergência nas informações, usuários esperando o retorno do trem e ninguem se entende de fato sobre quando o trem seguirá outra vez até Amador Bueno. Em nossa postagem sobre o encerramento das atividades, afirmamos que estaríamos em Amador Bueno no dia 1º de Novembro desse ano, para participar da entrega da nova estação e do novo trecho. Mas, por força do destino (e também por estarmos no Brasil, onde nada é feito no prazo estimado), a entrega ainda parece longe. Os usuários da extensão ainda aguardam ansiosos pelo retorno do trem (direto, até Júlio Prestes, como foi prometido), para dar mais qualidade de vida e rapidez nos deslocamentos diários.

Novo trem série 8000 - 36 novos trens para a Linha 8-Diamante


Texto de Diego Silva

Curta nossa página no Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

este governo brinca com o povo, obras que passam do prazo custam mais, por que será que uma boa adminsitração quer gastar mais?

Anônimo disse...

Sou usuário da linha 10 - Turquesa, e o trecho Luz-Brás ainda se encontra eternamente em obras... o término foi prometido para o começo de outubro, e já estamos quase no começo de dezembro (as obras estão se estendendo para mais do que o dobro do tempo prometido).

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com