Estação Luz Linha 4-Amarela Foto: Diego Silva |
Alckmin anunciou propostas de diminuir o tempo de serviço entre as composições e de aumentar número de carros. “Serão mais seis trens ainda este ano para as linhas Azul e Vermelha e ano que vem serão mais 20. Devemos entregar também um novo sistema de sinalização”, diz. O equipamento deve reduzir a espera de 110 segundos para 90 na Linha 1-Azul, e abreviar em quase 20 segundos na Linha 3-Vermelha, saindo de 108 para 85. “Com isso a oferta de trens será bem maior”, afirma o governador.
As novas estações da Linha 4-Amarela vão integrar as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, o que resultará em migração de usuários e diminuirá a demanda em alguns pontos, reforça Alckmin. “A vantagem da ampliação é ter equilíbrio (em número de passageiros). Terá mais opção entre a República e a Luz”, explica. A previsão é que o fluxo desafogue em 20% nas estações Sé e Paraíso. “Quanto mais intersecção melhor”, afirma o governador.
Novas estações operam em horário de teste
O governador manteve a data de inauguração das novas estações, programada para a segunda semana de setembro. Durante a fase de testes, o horário de funcionamento das novas estações Luz e República da Linha 4-Amarela será das 10h às 15h, inclusive aos sábados. A operação será tarifada.
Alckmin anunciou também a operação em período integral para as estações da Linha 2-Verde e as demais da Linha 4-Amarela. “A partir do dia 12, as duas linhas com as estações Tamanduateí e Vila Prudente, Butantã e Paulista vão operar full time”, antecipa o governador sobre os trechos que passam a oferecer serviço das 4h40 até a meia noite. Fonte: Metrô News