Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de maio de 2011

Superlotação no Metrô faz da Linha Amarela sonho de consumo em SP

O horário de funcionamento da Linha Amarela do Metrô foi ampliado nesta segunda-feira (2), o que significa que mais pessoas poderão usar o sistema e deixar o carro em casa, diminuindo o trânsito e a poluição do ar. 


Mas outras linhas da rede estão superlotadas.Nesta segunda-feira (2), na Linha Amarela, na Estação Butantã, estava tudo tranquilo. Já na Linha Vermelha, na Estação Tatuapé, havia filas intermináveis. 


A Linha Amarela é nova, moderna e confortável. “É o sonho de consumo de qualquer paulistano”, diz a passageira Rosangela de Carvalho.saiba maisVeja como está a qualidade do ar na Grande SPA Linha Vermelha é a segunda mais antiga e a mais movimentada da cidade. Nos horários de pico, 60 mil passageiros circulam por hora nos trens.


Por enquanto, a Linha Amarela tem três estações: Butantã, Faria Lima e Paulista. A partir desta segunda-feira (2), ela começou a funcionar às 4h40. O tempo de viagem entre as estações Butantã e a Paulista é de sete minutos. 


Mesmo no horário de pico da manhã, o trem seguiu tranquilo, com os passageiros viajando sentados. Mas as estações da Linha Amarela fecham às 15h.“O ideal seria o dia inteiro. 


A gente sai do trabalho às 18h ou 19h”, justifica a comerciante Maria Edith.Na Linha Vermelha, o Metrô só fecha à meia-noite. Às 18h15, os trens ficam muito cheios. Há muita gente para pouco espaço.


A desafogada Linha Amarela passa a funcionar até a meia-noite no fim de junho, com a inauguração da Estação Pinheiros e a integração com a CPTM.“Até o final do ano iremos ampliar com República e Luz, quando operaremos das 4h40 à 0h também nos finais de semana”, diz o presidente da ViaQuatro, Luís Valença.


A movimentada Linha Vermelha ganhará dez novos trens e os antigos serão reformados. A direção do Metrô diz também que está trabalhando para diminuir a superlotação.“São R$ 700 milhões para trocar o sistema de sinalização, o que vai reduzir a distância entre um trem e outro. 


Com isso, os intervalos serão menores e, naturalmente, vamos diminuir a superlotação”, afirma Sérgio Avelleda, presidente do Metrô de São Paulo.O presidente do Metrô diz que a superlotação também vai diminuir com a Linha 15, que deve ficar pronta em 2014 e vai ligar a Vila Prudente à Estação Penha. Fonte: SPTV