Transporte turístico pode voltar entre Poços de Caldas e Águas da Prata.
Prefeitura recebeu ofício da Dnit que autoriza aquisição de trilhos.
O trem turístico que funcionava entre Poços de Caldas (MG) e Águas da Prata (SP) na década de 1990, através da Linha Férrea Mogiana, poderá ser reativado. Na semana passada, a Prefeitura de Poços de Caldas recebeu um ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que autoriza a aquisição de trilhos para reativar a linha de trem. Os trilhos deverão vir do município de Barão de Cocais, na região central do estado e também de Três Corações (MG), onde estão sem utilidade.
Um estudo de viabilidade técnica foi feito pela prefeitura e apresentado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Ao todo, deverão ser reativados 9 quilômetros de extensão da linha, divididos em dois trechos.
O trem turístico está desativado há mais de 20 anos em Poços de Caldas. A Linha Mogiana, que é um ramal de Caldas (MG), funcionou como transporte de passageiros até o ano de 1976. Em 1990, ela viabilizou o passeio turístico que era feito entre Poços de Caldas e Águas da Prata. Parte do trecho ainda funciona, mas só para o transporte de minério administrado pela Ferrovia Centro Atlântica, CBA, que é uma subsidiária da Vale. O trem sai de Poços de Caldas e segue até a cidade de Alumínio (SP).
Em abril do ano passado, centenas de pessoas participaram de uma manifestação popular pedindo a volta do trem turístico. Um abaixo-assinado também foi feito pelo retorno do serviço.
G1