Alckmin elogia, mas não garante que secretário dos Transportes Metropolitanos continuará no cargo
Jurandir Fernandes assumiu em janeiro de 2011 pasta responsável por metrô e trens
Em meio às trocas no secretariado que vai compor o segundo mandato, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não garante a continuidade do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Questionado nesta quinta-feira (18) sobre possíveis mudanças na pasta, Alckmin apenas elogiou o atual titular.
— O Jurandir é um grande secretário, honrado, experiente, espírito público, mestre na engenharia. Um grande secretário.
O governador evitou comentar sobre quais serão as próximas mudanças. Nos últimos dias ele já anunciou a troca dos secretários da Fazenda, de Saneamento e Recursos Hídricos, da Casa Civil e da Segurança Pública. Além disso, recriou a Secretaria de Governo, pasta que será responsável por acompanhar o andamento de obras públicas estaduais.
O transporte sobre trilhos é o que mais sofre com os atrasos nas obras. Alckmin chegou a prometer a inauguração da estação Fradique Coutinho, da linha 4-Amarela, para agosto, mas ela só foi entregue em novembro. Contornar problemas como esse será um dos desafios do próximo mandato do governador.
VLT da Baixada Santista
Alckmin e o secretário participaram nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, do lançamento da segunda etapa do VLT (veículo leve sobre trilhos) da Baixada Santista. O Estado vai agora pré-selecionar as empresas qualificadas para participar da licitação. O lote é para a construção do trecho entre Conselheiro Nébias e Valongo, atualmente na fase de licenciamento ambiental. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2015. O custo estimado é de R$ 215 milhões.
O governo do Estado também anunciou a homologação do consórcio vencedor para operar o VLT da Baixada Santista. A BR Mobilidade vai ser responsável pelo transporte intermunicipal, incluindo os ônibus, em um período de 20 anos.
R7