ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de dezembro de 2014

CPTM desmente paralisação de obras e garante estações para 2015

Após boatos sobre a possibilidade de novo atraso na entrega das Estações Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a empresa negou as informações e garantiu que "a entrega dos novos equipamentos irão acontecer no 1º semestre de 2015".

De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, em decorrência do Natal, não era possível solicitar mais detalhes sobre a obra aos técnicos da empresa, mas nenhum setor cogita novo atraso na entrega das estações. Ontem, jornais paulistas divulgaram matérias sobre o caso. Segundo as publicações, em 2015, o Estado entregará menos estações de metrô e de trem do que neste ano. "Pelo cronograma da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), no próximo ano serão inauguradas duas novas estações do Metrô e nenhuma da CPTM".

Questionado, Alckmin afirma que obras de mobilidade, "caríssimas e complexas", não ficam prontas "em 24 horas". Contudo, a CPTM afirma que as estações reconstruídas em Suzano e Ferraz, além da reformada em Poá, todas na Linha 11-Coral, não sofrerão atrasos. Para o aposentado Milton Alves a espera pelo equipamento é longa. "Acredito que a nova estação trará diversos benefícios, como escadas rolantes. Mas por hora nos cansamos muito nas escadas", explica.

O eletricista Reginaldo Rufino concorda, mas completa que a pior parte das obras é o não funcionamento dos trens durante os finais de semana. "Para quem trabalha nestes dias o transtorno é maior, os trens circulam com horários diferenciados e mais longos, precisamos fazer baldeação com ônibus, o percurso se torna maior e mais lento", detalha. "A estação também não conta com uma estrutura eficaz, as escadas são muito altas e cansativas", argumenta.

ENTREGA

Conforme noticiado anteriormente pelo DS, à entrega das Estações Suzano, Poá e Ferraz, previstas para setembro e depois para outubro, ficarão para o 1º semestre de 2015. A nova data foi divulgada ainda em outubro pelo então secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante reunião com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD).

Segundo Fernandes, a mudança da baldeação de Guaianases para Suzano também vai atrasar e deve acontecer no 2º semestre do próximo ano. Hoje, Suzano recebe 30 mil passageiros por dia. Após a ampliação, a Estação poderá receber até 70 mil.

Diário de Suzano