Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de dezembro de 2014

Se Suzano não cobrar, obra da estação da CPTM não ficará pronta 'nunca'

Desde o início deste ano o Jornal Oi tem cobrado todos os meses informações da CPTM sobre o andamento das obras da nova estação de passageiros de Suzano que deveria ser entregue no final do ano passado. A conclusão da obra, entretanto, foi transferida para esse ano e há cerca de 40 dias, o governo estadual e a própria CPTM informaram que a nova estrutura só deverá ficar pronta em 2015. Nas últimas três semanas a reportagem monitorou o andamento dos serviços e constatou uma grande lentidão. O cenário verificado deixou claro que se não houver cobrança, a obra não deverá ficar pronta nos próximos 100 dias. Leia abaixo as perguntas do Oi e as respostas da CPTM sobre o andamento da obra.

 

Jornal Oi – Nos meses de outubro e novembro quais serviços foram iniciados/finalizados ou tiveram prosseguimento na obra da nova estação da CPTM em Suzano?

 

CPTM – No período, foi dado prosseguimento aos serviços de acabamento das salas técnicas, na aplicação de porcelanato e rotas táteis no mezanino e plataformas, na aplicação de verniz nas estruturas de concreto aparente e na montagem da estrutura metálica de cobertura. Foi finalizada em novembro a execução dos reservatórios de água de reuso, assim como os serviços de infraestrutura de hidráulica entre salas técnicas e reservatórios e banco de dutos enterrado que será utilizado na interligação da cabine de força e das salas técnicas. Foi também iniciado a colocação de revestimento cerâmico nas salas operacionais do mezanino.

 

Jornal Oi – Até o final deste ano o que ficará pronto da obra da nova estação?

 

CPTM – Está prevista para até dezembro a finalização da aplicação de porcelanato no mezanino e plataformas, assim como nos sanitários masculino e feminino públicos do local. Será dado prosseguimento aos serviços de acabamento das salas técnicas, tratamento das estruturas de concreto aparente, acabamento das salas do mezanino, instalação de infraestrutura de elétrica e montagem da estrutura metálica de cobertura da estação.

 

Jornal Oi – Quando serão iniciadas as obras para implantação dos acessos norte e sul da nova estação? E quando será iniciada a instalação das escadas rolantes?

 

CPTM – As estruturas dos acessos norte e sul já estão parcialmente executadas, porém para a continuação dos serviços está sendo aguardada a aprovação do projeto das passarelas que farão a ligação dos acessos com a estação. Em paralelo, está sendo elaborado um estudo para minimizar os impactos do trânsito com a montagem das passarelas. Quanto às escadas rolantes, elas já foram compradas e serão instaladas posteriormente à finalização da instalação da infraestrutura elétrica e dos sistemas eletrônico da estação.

 

Jornal Oi – Hoje quantos trabalhadores atuam na obra?

 

CPTM – Atualmente a obra conta com um efetivo de cerca de 90 trabalhadores.

 

Jornal Oi – Qual é o novo prazo para a inauguração da nova estação da CPTM em Suzano?

 

CPTM – A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2015.

 

Fonte:  http://oidiario.com.br/se-suzano-nao-cobrar-obra-da-estacao-da-cptm-nao-ficara-pronta-nunca/#sthash.N9sIJXoT.dpuf