A Prefeitura de São Paulo decidiu abrir caminho para que os ônibus municipais tenham equipamentos como alto-falantes que informam paradas e aparelhos de internet sem-fio.
Essas e outras novidades estão sendo testadas em alguns veículos desde o ano passado, mas agora serão criadas regras para que as viações interessadas possam comprar e instalar os equipamentos.
A SPTrans, empresa responsável pelo transporte municipal, apresentou na última sexta-feira (28) os requisitos básicos exigidos desses aparelhos e colher sugestões de fornecedores.
Depois, vai elaborar especificação técnica que todas as empresas terão que cumprir. Antes de poder ser vendido e instalado nos ônibus, cada modelo terá que ser homologado pela prefeitura.
Segundo a SPTrans, por enquanto estão sendo considerados os seguintes aparelhos: sistemas de localização por GPS, comunicadores, câmeras internas, roteadores de internet sem-fio, contadores de passageiros, sistemas de telemetria, painéis internos e externos e unidades de processamento de informações
(computador de bordo).
Caso algum fornecedor apresente novo equipamentos útil a usuários ou à operação do sistema, a solução poderá entrar na lista.
Folha de SP