Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de março de 2014

Prefeitura abre caminho para wi-fi nos ônibus de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo decidiu abrir caminho para que os ônibus municipais tenham equipamentos como alto-falantes que informam paradas e aparelhos de internet sem-fio.

Essas e outras novidades estão sendo testadas em alguns veículos desde o ano passado, mas agora serão criadas regras para que as viações interessadas possam comprar e instalar os equipamentos.

A SPTrans, empresa responsável pelo transporte municipal,  apresentou na última sexta-feira (28) os requisitos básicos exigidos desses aparelhos e colher sugestões de fornecedores.

Depois, vai elaborar especificação técnica que todas as empresas terão que cumprir. Antes de poder ser vendido e instalado nos ônibus, cada modelo terá que ser homologado pela prefeitura.

Segundo a SPTrans, por enquanto estão sendo considerados os seguintes aparelhos: sistemas de localização por GPS, comunicadores, câmeras internas, roteadores de internet sem-fio, contadores de passageiros, sistemas de telemetria, painéis internos e externos e unidades de processamento de informações 

(computador de bordo).
Caso algum fornecedor apresente novo equipamentos útil a usuários ou à operação do sistema, a solução poderá entrar na lista.

Folha de SP