As companhias Metropolitana de São Paulo-Metrô e Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão preparadas para atender ao público no período da Copa do Mundo, garantiram ontem (12) os gerentes de Operações das duas empresas no 10º Seminário Nacional Metroferroviário, organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), no Rio de Janeiro.
Eles trabalham com a expectativa de um movimento de 75 mil pessoas para a Arena Corinthians, nos dias de jogos da Copa. São Paulo vai ser sede da abertura do certame futebolístico, com o jogo entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, e de mais cinco partidas. Os trens serão usados ainda no deslocamento para o Fifa FanFest, evento para o público assistir shows e transmissões de jogos em telões.
“O usuário sempre foi parte integrante do nosso serviço. Quando as pessoas não sabem usar o sistema, elas têm que estar extremamente orientadas para que não atrapalhem o funcionamento do próprio sistema. Então, temos um esforço muito grande para que as pessoas consigam se encontrar, e mesmo não conhecendo o sistema, chegar ao seu destino com o menor esforço possível.
Todo o nosso plano foi desenvolvido dentro deste conceito, informou o gerente de Operações da Companhia Metropolitana de São Paulo, Wilmar Fratini.
O executivo acrescentou que a maior preocupação da empresa, dentro do sistema operacional, é com a saída dos jogos. “Do ponto de vista operacional, o retorno dos jogos é sempre pior. A gente tem que estar preparado para o que vai acontece,r e estamos analisando as alternativas que precisamos ter”, completou.
O serviço do Metrô será oferecido aos usuários em conjunto com a CPTM. Cada uma vai operar em duas das quatro áreas do estádio. O gerente-geral de Operações da CPTM, Luiz Gonzaga Amstalden, destacou que diante da previsão de ocorrências fora do normal, a questão de segurança recebeu atenção especial.
Os funcionários receberam treinamentos para gerenciamento de crises, incluindo a utilização de artefatos explosivos em manifestações, falhas elétricas que possam perturbar a regularidade da operação, bem como casos de vandalismo, atentados e greves de empregados.
“Tudo nesse contexto. Estamos apurando uma matriz de riscos, onde serão dados pesos para cada ocorrência, e como ela deve ser tratada pelo pessoal de operação e de segurança”, revelou.
Segundo Wilmar Fratini, como a Fifa determina que seis horas antes das partidas seja estabelecido o perímetro urbano no entorno da Arena Corinthians, no extremo leste do município de São Paulo, vai ficar difícil trafegar pela região com transporte particular. “Vai ser uma experiência inesquecível para o usuário de transporte particular”, analisou.
Também presente ao seminário, o diretor de Operações da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Carlos Augusto Belolli de Almeida, disse que na capital gaúcha o esquema foi montado para atender aos visitantes que foram à cidade para assistir aos jogos, uma vez que as estações do sistema são distantes do Beira-Rio, o estádio da Copa. “Não haverá um incremento muito grande durante os jogos da Copa, mas sim na característica dos usuários”, comentou.
Carlos Belolli disse que está sendo preparado um termo de cooperação entre a empresa e o Centro Integração de Controle e Comando (CICC) de Porto Alegre para que as imagens captadas no sistema de operação sejam disponibilizadas para o Centro. Além disso houve um trabalho de qualificação dos empregados com foco no atendimento, em língua estrangeira, e na segurança.
Para facilitar a comunicação com os turistas estrangeiros, as três companhias instalaram, nas estações, placas com indicações em português e em outros idiomas; a maioria em inglês e espanhol.
O seminário termina amanhã (13), com painéis sobre temas como Parceria Público-Privada e Investimentos para o Setor, Tecnologias de Transporte sobre Trilhos e Evolução do Padrão de Qualidade nos Sistemas Metropolitanos de Trens.
Fonte: Exame