SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Os diferentes ritmos do Metrô paulistano

Linhas Azul, Verde e Vermelha têm diferentes formas de funcionamento para atender demandas distintas

O Metrô de São Paulo transporta 4,2 milhões de pessoas  em 75 quilômetros de trilhos, o que dá uma média de 56 mil passageiros por quilômetro, muito superior ao Metrô da cidade de Moscou, por exemplo, com média de 28,7 mil passageiros por quilômetro de trilhos.

Outra característica marcante deste transporte em São Paulo é a distribuição desigual de usuários entre as linhas.

A Linha 3 - vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) é a mais crítica de todo o sistema por ter a característica pendular, onde o fluxo de pessoas transportadas se concentra no período da manhã de Itaquera e outros bairros da Zona Leste para o Centro e a Zona Oeste e no sentido contrário durante a noite.

A Linha 1 - Azul (Jabaquara -= Tucuruvi) também é bastante cheia, mas a distribuição de passageiros se dá de forma mais homogênea ao longo das estações. A Linha 2 - Verde (Vila Madalena - Vila Prudente) tem uma característica semelhante à da Linha 1 - Azul, mas com fluxo menor de passageiros.

Um bom exemplo é na porta de entrada para os passageiros na Zona Leste. A estação Corinthians/Itaquera é a que começa a ter o movimento intenso no horário mais cedo. As portas abrem às 4h40 e às 5h30 e o fluxo de pessoas que passa pelas catracas para ir pegar os trens no sentido bairro-centro já é grande.

Às 6h as filas começam a formar-se tanto nas catracas quanto nas plataformas que dão acesso aos trens. Desse horário até as 9h, duas das três plataformas da estação são para trens que vão no Sentido Palmeiras Barra Funda, pois assim o fluxo de trens fica mais rápido, operando com a distância mínima necessária de segurança.

Centro de controle e ações para evitar atrasos nos trens

O CCO (Centro de Controle Operacional) do Metrô é um edifício que fica ao lado da Estação Vergueiro da Linha 1 - Azul. Nele, trabalham três equipes de operadores de trem divididas em três turnos de seis horas.

Normalmente ficam três operadores para cada console que há no CCO, um para cada linha do Metrô. Um funcionário fica responsável pelo monitoramento dos passageiros, outro pelo monitoramento dos trens e o último pelo controle do sistema de energia da linha. Entretanto, nos horários de pico há um operador a mais para cada console, para o caso de trens com problemas técnicos que possam surgir.

O CCO ainda conta com a ajuda da SSO (Sala de Supervisão Operacional) de cada estação. E no caso da Linha Vermelha, no horário de pico, também há um operador de trem em cada plataforma entre as estações Itaquera e Sé para auxiliar o colega que está operando a composição.

O chefe de departamento de operação centralizada e tráfego do Metrô, Wilson Nagy, explica que ainda há outras medidas tomadas pela Companhia. “Hoje temos 91 trens que saem vazios da estação terminal e vão atender os passageiros em uma estação que está muito cheia”, explica Nagy. “Além disso, realizamos a operação plataforma, que conta com seguranças e funcionários orientando os passageiros e garantindo que as portas dos vagões fechem e os trens saiam no tempos programados”, diz.

Além disso, também são realizados o embarque preferencial (o último vagão do trem voltado para o embarque de idosos, grávidas e pessoas com mobilizada reduzida) nos horários de pico.


Diário de SP
POR: Filipe Sansone 
filipe.sansone@diariosp.com.br

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com