Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de março de 2014

Estação Adolfo Pinheiro regista 35 mil visitantes no primeiro mês de operação assistida

Nesta última quarta-feira (12), a estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás do Metrô completou um mês de operação assistida. Durante esse período, 35 mil pessoas visitaram suas instalações. Só no início deste mês, de 3 a 12 de março, foi registrada a entrada de 1.900 visitantes por dia útil.

O principal ponto de interesse do público é a "Vitrine Arqueológica", que guarda os antigos trilhos do antigo bonde da linha Santo Amaro - São Paulo. O material, do final do século XIX, foi descoberto durante as escavações da estação Adolfo Pinheiro. Esse achado arqueológico ficará em uma galeria permanente na área do mezanino da estação. Ao lado da vitrine, a população poderá conferir uma exposição fotográfica sobre essa linha de bonde, que foi a última a circular em São Paulo.

Como visitar

Para conhecer a "caçula" das estações do Metrô, basta ir até a Avenida Adolfo Pinheiro - 301, de segunda a sexta-feira, entre 10 e 15 horas. Nessa fase da operação, chamada de visita assistida, a entrada é gratuita. Sem pagar nada, também é possível fazer uma viagem entre a nova estação até a próxima parada, a do Largo Treze. Somente para aqueles que prosseguirem a viagem para as demais estações será necessário adquirir o bilhete.

A mais moderna das estações da Linha Lilás
 
A estação Adolfo Pinheiro tem 4.192,46 m² de área construída e conta com dois acessos, bilheterias blindadas, quatro elevadores especiais, doze escadas rolantes "inteligentes", piso tátil e portas de plataforma.  Quando funcionar em tempo integral, a nova estação vai receber - em média - 14 mil passageiros por dia.


Avançam as obras da Linha 5- Lilás

A expansão da Linha 5-Lilás, um investimento de R$ 7,5 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens, terá, depois da estação Adolfo Pinheiro, mais 10 km de extensão e mais 10 estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).

Prevista para ser concluída em 2016, a Linha 5 contará com conexões na Linha 1- Azul, na estação Santa Cruz, na Linha 2- Verde, na estação Chácara Klabin, e na Linha 17- Ouro, na estação Campo Belo. A Linha Lilás atualmente tem conexão com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM na estação Santo Amaro. A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa linha quando a operação for plena. A expansão da Linha 5-Lilás promoverá uma melhora expressiva nos deslocamentos dos usuários da zona Sul.