Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Meio-dia é o novo horário de pico de SP

Pesquisa do Metrô revela que mais de 6 milhões de viagens são feitas por dia na hora do almoço

Um estudo do Metrô, divulgado nesta segunda pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, revelou que São Paulo e região metropolitana têm, atualmente, um novo horário de pico.

A flutuação de viagens se intensificou nos últimos anos durante o almoço, deixando para trás períodos consagrados de alto congestionamento, como às 6h e às 17h.

Hoje, mais de seis milhões de pessoas circulam por volta do meio dia. Nos horários da manhã e do fim da tarde, pouco mais de 4,5 milhões se deslocam na capital e região, principalmente à pé.

O crescimento da oferta de matrículas estudantis (5,4 milhões em 2012 e alta de 2%) e do transporte  escolar (2 milhões e alta de 51%) são os principais motivos.

O estudo, realizado em 2012 e 2013, levou em consideração o intervalo de tempo entre 2007 e 2012 e mais de oito mil domicílios foram visitados em 31 regiões.

Também ficou constatado que houve aumento do transporte sobre trilhos (metrô e trem) entre os modos de viagem, bem como diminuição do uso de carros e de motos por parte da população de mais renda.

Trabalho também figura no topo das razões pelas quais as pessoas se deslocam, graças ao crescimento da oferta de empregos (9,8 milhões em 2012 e alta de 8%), segundo o governo.

A pesquisa também destacou que a frota de veículos particulares cresceu 18%. Em 2012, havia 4,2 milhões de unidades.

População tem feito mais transferências

Quem utiliza o transporte sobre trilhos tem feito mais transferências entre as estações. Comparado a 2007, o ano de 2012 teve queda  de 3% na opção por nenhuma transferência no metrô. Já para os trens, a diminuição foi de 6%. Por sua vez, no metrô, o número de passageiros que fazem ao menos uma transferência cresceu 1%. Nos trens da CPTM, o crescimento foi de 8% para duas delas.

 DIÁRIO DE S. PAULO

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