Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de março de 2014

Metrô de São Paulo tem uma pane grave a cada 3 dias

Estatísticas do Metrô de São Paulo revelam que número de falhas graves no sistema dobrou nos últimos cinco anos. Em 2013, ocorreu uma pane grave a cada três dias, com grande transtorno aos passageiros. Foram 113 falhas de mais de 6 minutos de duração no ano. Os números, coletados e divulgados pelo Sindicato dos Metroviários, indicam aumento de 105% das panes em relação a 2009. Se naquele ano a média era de uma pane a cada seis dias, no ano passado esse intervalo baixou para duas vezes por semana. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também registrou aumento de problemas.

 

Os números levam em conta a Linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro, que foi procurada, mas não divulgou quantos problemas o ramal registrou. No restante do sistema, porém, o que se notou ano a ano foi um crescente contínuo de falhas, ao contrário do que ocorreu no período anterior, que teve índices estáveis e até em queda. Na CPTM, a situação não foi muito diferente do que no Metrô: no ano passado, o número de ocorrências notáveis foi de 36, ante 28 de dois anos atrás.

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.