No ano passado, o número de ocorrências notáveis foi de 36, ante 28 de dois anos atrás
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a situação não foi muito diferente do que no metrô. Por meio da Lei de Acesso à Informação, a reportagem obteve dados internos que mostram que, no ano passado, o número de ocorrências notáveis foi de 36, ante 28 de dois anos atrás. Com isso, os usuários tiveram que enfrentar, em média, uma pane séria a cada dez dias.
O número de falhas graves no Metrô de São Paulo aumentou, segundo dados dos últimos cinco anos da operação do sistema. Se em 2009 a média era de uma pane com grande transtorno aos passageiros a cada seis dias, em 2013 esse intervalo baixou para três dias — duas por semana.
As estatísticas internas da empresa, coletadas e divulgadas pelo Sindicato dos Metroviários, indicam que, em 2013, o metrô registrou 113 incidentes notáveis — termo técnico para designar panes que duram, no mínimo, seis minutos até serem resolvidas. Ao longo de 2009, houve menos que a metade desse total: 55. Ou seja, o aumento foi de 105%.
Desde então, ano a ano, o que se notou foi um crescente contínuo de falhas, ao contrário do que ocorreu no período anterior, que teve índices estáveis e até em queda. Os números não levam em conta a linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro, que foi procurada, mas não divulgou quantos problemas o ramal registrou.
Fonte: R7