5 de fevereiro de 2014

Falha no Metrô envolveu trem que descarrilou em 2013, diz sindicato

O trem que apresentou falha na Linha 3-Vermelha (Palmeiras-Barra Funda/Corinthians-Itaquera) do Metrô na terça-feira (4) pertence à frota K e foi o mesmo que descarrilou em agosto de 2013, perto da estação Barra Funda, segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo , Altino de Melo Prazeres. Procurado, o Metrô não se manifestou até por volta de meio-dia desta quarta-feira (5).  

Na terça-feira, o problema começou por volta das 18h, quando uma composição apresentou falha na estação Sé, afetando a circulação da linha no horário de pico. Após a falha, o botão de emergência começou a ser acionado em vários trens. Como alguns passageiros, começaram a caminhar na via, o Metrô teve que cortar o fornecimento de energia e, consequentemente o ar condicionado. Ao todo, sete botões foram acionados, o que gerou um “efeito cascata”, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e travou a linha por cerca de 5 horas.

“O problema [que provocou o tumulto] foi com o K-07, que é o mesmo trem que descarrilhou em agosto de 2013. Esse trem faz parte da frota K. Todo mundo sabe que pode dar problema. O Metrô estava trabalhando na sorte. O sindicato tinha advertido que, particularmente em horário de pico, poderia dar problema em cadeia”, afirmou o presidente do sindicado ao G1 .

Quando ocorreu o problema na estação Barra Funda, em 2013, os trens circularam em via única e os passageiros foram retirados pela passarela de emergência.

De acordo com o presidente do sindicato, os trens da frota K têm apresentado falhas frequentes. Em um relatório produzido entre 10 de outubro e 9 de novembro de 2013, foram registrados 696 problemas em sete trens reformados. Desses, mais de 300 dessas falhas ocorreram nesse trem K-07.

Grupos organizados 
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, atribuiu o tumulto a "grupos organizados" . Porém, reconheceu, nesta quarta, a dificuldade para identificar quem teria encabeçado a ação. "Todo esse movimento é difuso, não há uma liderança. O que se percebe é que algumas pessoas incitaram com palavras de ordem, na Praça da Sé, que todos os usuários pulassem para a linha e tocaram fogo em um túnel entre a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro", disse.

Para Altino de Melo Prazeres, o secretário deveria ter reconhecido o problema. “Ele tentou mudar o foco e jogar a culpa para uma parte da população. Teve um problema no trem, que não surgiu do acaso. Ele já foi denunciado pelo sindicado ao Ministério Público. Esses trens passaram por uma reforma muito ruim. Ele devia ter reconheço o problema da frota K e anunciar um investimento pesado”, afirmou.

nvestigação 
Ministério Público investiga um contrato para reforma de 98 trens do Metrô de São Paulo. a promotoria cobrou que as empresas contratadas para a reforma devem pagar R$ 800 milhões de prejuízo que causaram aos cofres públicos por causa de uma suposta formação de cartel e da falta de competição em licitações. Caso o pagamento não seja feito, o MP deve entrar com ação contra as empresas. Na sexta-feira (31), o Metrô anunciou a suspensão por 90 dias dos contratos de reforma de 98 trens das linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha).


Fonte: G1

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205