Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de julho de 2014

Trens do Metrô funcionarão até mais tarde nos dias de jogos às 22h

Prorrogação será para todas as estações perto de estádios.
Medida foi anunciada por Andrés Sanchez após acordo com governo.

O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez disse, nesta terça-feira (29), que o Metrô irá funcionar com horário estendido nos dias de jogos iniciados após as 22h. A decisão é válida para as quartas-feiras e afetará as estações perto de estádios.

“Nesses dias, o Metrô vai funcionar até 0h30, garantida integração com as outras linhas do Metrô”, disse Sanchez, que é conselheiro vitalício do time, após reunião com o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, e integrantes do governo estadual no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul da capital.

Quando a partida ocorrer na Arena Corinthians, a estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, terá horário ampliado; quando o jogo for no Pacaembu será a vez de a estação Clínicas, da Linha 2-Verde, ficar aberta até a 0h30. A medida também valerá para o estádio do Palmeiras (que afetará o funcionamento da estação Palmeiras-Barra Funda), Morumbi (Butantan, da Linha 4-Amarela) e da Portuguesa (Tietê, da Linha 1 -Azul).

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o aumento no tempo de operação será de 10 minutos e não trará custos operacionais ao governo do estado, pois a própria bilhetagem pagará o valor da operação.
No jogo da última quarta-feira (23), quando o Corinthians venceu o Bahia por 3 x 0 pela Copa do Brasil, muitos torcedores deixaram o estádio na Zona Leste a partir dos 35 minutos do segundo tempo, já que o transporte sobre os trilhos é a opção prioritária dos torcedores que assistem aos jogos na Arena Corinthians.

O trajeto entre a saída do setor Leste e a estação dura de 10 a 15 minutos, dependendo do fluxo de pessoas. Na ocasião, o Metrô não fez nenhum esquema especial por causa da partida e a última composição do Metrô saiu à 0h19.

Em virtude do esvaziamento antecipado do estádio, que fez com que muitos torcedores não vissem o gol de pênalti de Renato Augusto, durante os acréscimos, a diretoria do Corinthians decidiu procurar os responsáveis pelo meio de transporte para pedir a prorrogação do horário.

A alegação do Metrô era que a prorrogação da operação não seria possível por motivos técnicos, pois as linhas precisam passar por manutenção durante a madrugada. O próximo jogo do Timão programado para o horário noturno no estádio é o confronto com o Goiás, no dia 20 de agosto, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Primeira experiência

Na partida Corinthians e Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, que aconteceu às 19h30 de quinta-feira (16), deixou trens da Linha 11- Coral da CPTM lotados. Os trens saíram de 4 em 4 minutos, mas não houve mais o Expresso Copa, que saía da Luz, na região central, e seguia direto para Itaquera durante a Copa.

Essa foi a primeira vez que torcedores que foram para o jogo dividiram o mesmo trem com pessoas que saíram do trabalho. Os passageiros regulares reclamaram muito da lotação nos vagões.

G1

Arena Corinthians em Itaquera
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)