Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de julho de 2014

Projeto da linha de metrô a Taboão da Serra será concluído até dezembro

A vinda do tão sonhado metrô para Taboão da Serra já é realidade. O prefeito Fernando Fernandes recebeu, neste dia 30 de junho, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, em reunião com vereadores, líderes de bairros e autoridades religiosas. Jurandir explicou sobre o estágio das obras da Linha 4 Amarela, que está na fase do Projeto Básico, que prevê perfurações para o estudo do solo, que vem sendo feitas em pontos entre o pátio da Vila Sônia e Taboão.

A estação subterrânea, que abrangerá ainda um terminal de ônibus, será construída na região central de Taboão da Serra e terá quatro acessos para pedestres: próximo a Praça Nicola Vivilechio, ao lado do Santuário Santa Terezinha, na plataforma do terminal dos ônibus municipais e intermunicipais e no corredor de ônibus da SPTrans, na Estrada do Campo Limpo.

Segundo o secretário, esta será a fase 3 da linha, que receberá também a estação Chácara do Jóquei. “A primeira impressão que temos é de que o prazo até 2018 é muito longo, porém, até lá os taboanenses também serão beneficiados com mais duas estações inauguradas, como a São Paulo Morumbi e Vila Sônia. Não será mais necessário ir até a estação Butantã”, disse.

O prefeito Fernando Fernandes disse que o metrô em Taboão mudará toda a cultura de deslocamento da região. “Os moradores terão mais facilidades de locomoção, não será tão necessário o uso de automóveis e com isso haverá redução do trânsito. Além disso, esta linha que passará em Taboão da Serra colocará o centro de São Paulo em ligação direta com as rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares”, afirma. “É um grande orgulho saber que, depois de tantos esforços, conseguiremos ter nossa estação de metrô”, conclui Fernando.

De acordo com o Governo do Estado, hoje um morador de Taboão da Serra que usa o transporte público leva cerca de uma hora e 35 minutos até o centro da capital. Com a conclusão da fase 3 da Linha Amarela, esse tempo será reduzido para 24 minutos.

Linha 4 Amarela: inaugurada em 2010, a linha possui seis estações em operação: Luz, República, Paulista, Faria Lima e Butantã. É a linha da Integração do metrô, uma vez que faz conexões com as linhas azul, verde e vermelha, além das linhas da CPTM. Em breve irá se integrar com as novas linhas laranja, rosa e ouro.

Fonte: Portal de Itapecerica