ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de julho de 2014

Metrô amplia horário de operação da estação Adolfo Pinheiro em agosto

A estação Adolfo Pinheiro da linha 5-lilás do metrô de São Paulo passará a operar em horário considerado comercial a partir do dia 2 de agosto. 

Ela foi inaugurada em fevereiro, mas estava em fase de testes desde então, com horário reduzido. Esta é a primeira estação da ampliação da linha 5, obra de 11,5 km que vai chegar até a estação Chácara Klabin, na linha 2-verde, passando pela linha 1-azul. 

A previsão é que a obra seja entregue em 2016. A expectativa do Metrô é que 14 mil usuários passem pela estação todos os dias. Com o funcionamento da Adolfo Pinheiro, a linha 5 cresceu 1,2 km e a rede paulistana chegou a 75,5 km. 

Por ser um sábado, a estação vai operar das 4h40 à 1h no primeiro dia de operação ampliada. Nos demais dias da semana, ela vai funcionar das 4h40 à 0h10, como as demais estações do Metrô. 

Durante o tempo de testes, a estação Adolfo Pinheiro operou das 10h às 15h, de segunda à sexta-feira. 


ATRASO 

A inauguração da estação foi adiada repetidas vezes até a inauguração, em 12 de fevereiro. 

Foram três diferentes datas anunciadas entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano. Mas o atraso da obra foi ainda maior. 

As escavações para a construção da estação começaram em 2009, com a promessa de ela ficar pronta em meados de 2010. Segundo o Metrô, o cronograma foi prejudicado pela troca de uma adutora antiga e por interrupções determinadas pela Justiça no processo que apura suspeitas de fraude na licitação da linha.

Folha de SP