Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
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8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
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9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Só um consórcio apresenta proposta por linha 18 do metrô

Apenas um consórcio apresentou proposta pela concessão da Linha 18 - Bronze do Metrô de São Paulo, o monotrilho que ligará a capital paulista à região do ABC. O consórcio ABC Integrado é formado pelas construtoras Primav, Encalso, Cowan e a Benito Roggio. A licitação será julgada com inversão das fases. Neste momento, está sendo analisada a garantia de proposta, em seguida, deve ser avaliada a proposta comercial e, por fim, a habilitação e metodologia de execução. A intenção da comissão de licitação é abrir todos os envelopes ainda nesta quinta-feira, 3. No entanto, não está descartada a possibilidade de uma nova sessão pública, na semana que vem, caso a análise dos documentos se estenda.

A proposta comercial consiste no valor oferecido a título de contraprestação pecuniária, que não poderá superar os R$ 300,468 milhões (data base de 01/08/2013). A linha 18 terá cerca de 15 quilômetros de extensão e 13 estações, interligando os municípios de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo ao sistema metroferroviário paulistano por meio de integração na Estação Tamanduateí (Linha 2 - Verde do Metrô e Linha 10 - Turquesa da CPTM).

O empreendimento tem custo estimado de R$ 4,2 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões custeados 50% pelo governo do Estado e 50% pela iniciativa privada. Os outros R$ 406 milhões são referentes às desapropriações que serão executadas pelo Estado. Deste valor, R$ 400 milhões vêm do governo federal a fundo perdido, por meio do PAC 2.

A concessão terá prazo de 25 anos, dos quais os quatro primeiros serão de construção da infraestrutura. O contrato tem valor estimado de R$ 11,792 bilhões, correspondente à soma dos valores nominais do aporte e da projeção da contraprestação pecuniária, das receitas decorrentes da tarifa e das receitas acessórias. A expectativa do governo paulista é assinar o contrato neste ano, de modo que as obras sejam iniciadas ainda em 2014, e concluídas em 2018. A previsão é de que o monotrilho atenda 314 mil passageiros por dia.

Agência Estado

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