9 de maio de 2015

Um a cada 10 usuários usa o metrô de SP há um ano

Nesta quarta-feira, quase 5 mil passageiros utilizaram o metrô como transporte na capital

Uma pesquisa interna do Metrô de São Paulo, ainda inédita, mostra que um em cada dez usuários (11%) da rede metroviária usa esse tipo de transporte há um ano ou menos. Para a empresa, são usuários novos.

O dado, segundo o corpo técnico da companhia, é um indicativo de que medidas e investimentos adotados pelas diferentes esferas de governo para melhorar a mobilidade na metrópole estão dando os primeiros resultados.

A pesquisa, chamada "Caracterização Socioeconômica do Usuário e seus Hábitos de Viagem", perguntou, pela primeira vez, há quanto tempo o passageiro usa esse meio de transporte. Apesar do bom número de novos usuários, a maioria (45%) usa metrô há nove anos ou mais. Foram entrevistadas 7.080 pessoas, em outubro do ano passado.]

O número de novos usuários chamou a atenção da coordenadora da pesquisa, Cecília Elena Fuentes Guedes, da gerência de Operações do Metrô. "Isso provavelmente se deve a uma série de fatores. Há a rapidez maior das faixas exclusivas de ônibus, que facilitam a chegada até as estações. Pesam também a demora maior no tempo de viagem de carro e a abertura das novas estações, tanto da Linha 2-Verde quanto da Linha 4-Amarela, que permitiram mais conexões e maior acesso ao Metrô", diz.

Cecília também traçou o perfil dos novos passageiros dos trilhos: a maioria é mulher, tem entre 18 e 36 anos, com ensino superior incompleto (um indicativo de que ainda estudam) e não têm carro. Até 2003, 54% dos passageiros eram homens e 46%, mulheres. O número ficou empatado a partir de 2005. Hoje, as mulheres já são 55% do total.

Profissionais liberais

A pesquisa mostra ainda que um dos segmentos de maior crescimento entre o total de usuários é o dos que se declaram "profissionais liberais, diretores ou proprietários", o que pode indicar uma mudança no perfil dos passageiros. Na pesquisa anterior, de 2012, 12% dos passageiros se declaravam nessa categoria. Agora, são 23% do total.
A maior parte dos usuários se declara empregada de escritório: 24%. A pesquisa é feita com base em entrevistas nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-lilás.

Os dados, segundo a gerente de Operações da companhia estadual, mostram também crescimento no número de usuários do metrô que não são moradores da capital, mas da Grande São Paulo. "O transporte tem atraído gente que mora cada vez mais longe das estações", diz Cecília.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205