ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de maio de 2015

​CPTM: Expresso Leste completa 15 anos de operação

 Com quase 1 bilhão de pessoas transportadas, os trens percorreram o equivalente a 850 voltas em torno da terra, neste período

O Expresso Leste da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), serviço que opera entre as estações Luz e Guaianazes, na Linha 11-Coral, completa 15 anos de operação. Implantada em maio de 2000, a linha com extensão de 21,9 km é a menor da Companhia, mas em contrapartida, é a segunda mais movimentada do sistema, com mais de 515 mil passageiros transportados por dia útil. Hoje, só perde para a Linha 9-Esmeralda (Osasco/Grajaú) que transporta mais de 600 mil usuários/dia útil.

O serviço foi inaugurado à época em comemoração ao aniversário da CPTM, que é celebrado no dia 28 de maio. Diariamente, a Companhia transporta cerca de 3 milhões de passageiros, o que a torna a maior operadora de transporte ferroviário de passageiros da América Latina.

Nestes 15 anos de operação, o Expresso Leste se consagrou como um eficiente meio de transporte entre a região central da cidade e a zona leste, num percurso de 32 minutos. Os números são respeitáveis: nesse período, os trens do Expresso Leste transportaram 968.330.317 de usuários em 1.473.926 viagens, percorrendo 34.029.302,64 km, o que equivale a cerca de 850 voltas em torno da Terra.

No início da operação, os 10 trens modernos da frota, equipados com ar condicionado, circulavam com intervalo médio de 8 minutos nos horários de pico (manhã e tarde). Atualmente, o número de composições praticamente dobrou e o intervalo médio foi reduzido para 4 minutos, o mesmo praticado pelo Metrô Rio, concessionária do metrô carioca.

Em uma década e meia, o número de viagens teve um aumento significativo: passaram de 38.234 em 2000, para 142.098 em 2014, um crescimento de 270%. Neste ano, somente nos primeiros quatro meses, já foram realizadas 47.603 viagens.

Hoje, o serviço Expresso Leste opera atendendo sete estações: Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco José Bonifácio e Guaianases.

Copa do Mundo

Em 2014, durante a realização da Copa do Mundo, o Expresso Leste ganhou visibilidade internacional. Na época, a CPTM adotou uma operação especial, denominada Expresso Copa, que levava torcedores direto da Estação da Luz para o estádio do Corinthians, em Itaquera. Milhares de torcedores de várias nacionalidades aprovaram o serviço prestado pela CPTM, contribuindo para que São Paulo fosse escolhida como a cidade sede com melhor infraestrutura de transporte público.