Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Burocracia emperra reforma de estações de trem da linha 10-Turquesa

 Prometidos por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, os recursos para a reconstrução das estações da Linha 10 – Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) estão travados pela burocracia.

Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nova diretriz publicada em abril pelo Ministério das Cidades emperrou o processo. A Pasta federal, por sua vez, afirma que faltam documentos para concluir a aprovação dos repasses para as intervenções.

Enquanto isso, as estações seguem aguardando reforma, prometida para ser iniciada ainda em 2014, mas que até agora não começou. A CPTM afirma que todos os projetos que pleiteavam verba do PAC, incluindo os da Linha 10 – Turquesa, foram considerados aptos a receber recursos do OGU (Orçamento Geral da União), por meio de seleção publicada na Portaria 223 de 25 de abril de 2014, do Ministério das Cidades. Segundo nota enviada pela companhia “desde essa data era possível assinar o termo de compromisso junto ao governo federal para se tornar efetivo o repasse dos recursos.”

Sendo assim, até o dia 15 de abril não havia nenhuma pendência por parte da CPTM e do governo do Estado junto à Pasta federal para se efetivar a transferência. No entanto, na mesma data a companhia informa que o Ministério da Cidades comunicou a nova diretriz.

Com a mudança, a CPTM diz que será necessário encaminhar a documentação novamente à Caixa Econômica Federal para análise a fim de que, posteriormente, seja assinado o termo de compromisso com vigência e repasse da verba.

Questionado pelo Diário, o Ministério das Cidades alegou ter realizado apenas a republicação da diretriz, sem qualquer alteração. Em nota, ressaltou que só poderá liberar os recursos quando o Estado apresentar “solução para as pendências de titularidade, licenciamento e engenharia da referida obra.”

Ao todo, os investimentos para modernização de 18 estações, incluindo as do Grande ABC, são da ordem de R$ 760 milhões, sendo R$ 590 milhões do OGU e R$ 170 milhões de contrapartida do Estado.

Obras preveem readequar estruturas à demanda atual

A modernização de 18 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem como principal objetivo readequar os espaços para a atual demanda de passageiros que têm optado por usar transporte público para se locomover entre as cidades. Atualmente, a Linha 10 – Turquesa tem média diária de aproximadamente 353,9 mil usuários.

Com arquitetura moderna, os projetos das estações vão dispor de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de acessibilidade (elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em Braile), além de assentos, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência.

Diário do Grande ABC
Daniel Macário

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